Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 10 de dezembro de 2019 por Mecânica de Comunicação

Lideranças do setor da construção reúnem-se para discutir os principais temas da Smart.Con 2020

Primeira edição do evento acontece de 17 a 18 de junho do próximo ano no São Paulo Expo

Construção 4.0, sustentabilidade, BIM (Building Information Modeling) e as novas soluções para a industrialização da construção, foram os temas de destaque na reunião dos membros do conselho da 1ª edição da Smart.con, evento que acontece nos dias 17 e 18 de junho de 2020, no São Paulo Expo. 

Organizada pela Messe München do Brasil, em parceria com a Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração) e com curadoria da Blue Ocean Business Events, a Smart.Con será uma fusão entre summit e mostra de produtos e serviços, com foco em tecnologia e inovação para os setores de Engenharia, Infraestrutura, Real Estate e Rental. 

Participaram do encontro Afonso Mamede, presidente da Sobratema; Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema e 1º Secretário da ANALOC; Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC; Laura Marcellini, diretora técnica da ABRAMAT; Johannes Klingberg, CEO da VDI; Thomas Diepenbruck, superintendente técnico da HTB; Alexandro Romeira, presidente do I2AI; Fabio Andreosi, diretor de Desenvolvimento de Produto da PLMX; Antônio Paulo Pereira Filho, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Mercado da Arcelor Mittal Brasil; Franco Ramos, Regional Account Manager Trimble e Luciana Bertelli, Consultora e Ex-Head de Operações do Grupo Lar. Na reunião foram definidas as agendas e os principais nomes que estarão presentes no encontro. 

Segundo Íria Doniak, “a ABCIC espera contribuir, não só com o contexto da industrialização, mas também com o conteúdo relacionado a indústria 4.0”. A executiva ainda avalia, “a proposta da Smart.Con em trabalhar transversalmente as novas tecnologias para a construção civil em quatro pilares. Será um grande diferencial para os visitantes, possibilitando maior interatividade”. 

A expectativa da organização é ter a presença de mil congressistas, que acompanharão as mais de 100 horas conteúdo distribuídas em mais de 230 palestras, durante os dois dias de evento quando serão discutidos o presente e o futuro da construção no Brasil e na América Latina. 

Ao mesmo tempo ocorrerá a exposição tecnológica para antecipar as tendências na indústria da construção e oferecer possibilidades de bons negócios para os mais de 2.500 visitantes qualificados visitantes. 

Augusto Andrade, diretor de feiras da Messe München do Brasil, afirma “tenho certeza de que todos aqueles que participarem dessa experiência vão se impressionar com as incontáveis inovações em produtos e serviços para todas as vertentes da construção, tanto nos estandes quanto no congresso”. 

Para Eurimilson Daniel, o formato do evento é inovador. “O que me chamou atenção foi a inovação da distribuição e interatividade possível com toda feira planejada em um conceito que contempla praticidade, conforto e visibilidade integrada”, afirma. 

Igor Tavares, diretor de estratégia da Blue Ocean, entende que “o mercado já caminha na direção da integração tecnológica e de sistemas construtivos”. “O que ainda não havia era um encontro formatado para os líderes que definem e dão forma ao seu futuro. A Smart.Con vem para ser essa plataforma”. 

Para Thomas Diepenbruck, “neste mundo em constante evolução é de fundamental importância que os profissionais mantenham-se atualizados”. “A HTB sente-se honrada de participar do Smart.Con, que promete ser o evento mais importante do ano de 2020 para a construção civil, no qual todos terão a oportunidade de ter contato com as mais diversas inovações do setor, em especial com a digitalização da construção e o uso de conceitos da indústria 4.0, tais como IoT e Inteligência Artificial. Não percam essa oportunidade ímpar de se reciclar”, convida. 

Já Rogério Vitalli, diretor de tecnologia do I.A.R (Instituto Avançado de Robótica), lembra que a indústria da Construção está em seu momento mais digital. “Desta forma, a feira consegue trazer tudo o que tem de novidade, que tem de digital. Vamos ter robôs nos canteiros de obras, impressora 3D, novos materiais, telemática, IoT, tecnologias autônomas, software de gestão, realidade aumentada”, diz. “É uma feira que traz um projeto inédito e uma linha com o cenário atual do mercado, que é um cenário 4.0 onde a gente fala sobre o impacto na construção civil”. 

Saiba mais sobre a Smart.Con em www.exposmartcon.com.br