Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de fevereiro de 2020 por Mecânica de Comunicação

Sobratema fecha parceria com a Abren

A Sobratema assinou Termo de Contrato de Parceria (cooperação não onerosa) com a Abren (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), entidade criada em 2019, com o intuito de fomentar as tecnologias Waste-to-Energy, ou recuperação energética de resíduos, resolvendo simultaneamente dois grandes problemas atuais do Brasil e do mundo: a destinação dos resíduos sólidos e a geração de energia limpa.

A parceria, iniciada em novembro de 2019, gerará benefícios para as duas entidades. Para o presidente da Abren, Yuri Schmitke, a Sobratema conta com uma área de Inteligência de Mercado, que se dedica a estudos e pesquisas para subsidiar a tomada de decisões estratégicas das empresas ligadas ao setor da Construção Civil. "Já Abren representa a atividade dos produtores de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) – importante insumo da indústria cimenteira brasileira. Além disto, poderemos compartilhar, com os associados da Sobratema, informações sobre as melhores práticas de destinação de resíduos sólidos (incluindo sua transformação em energia) em uso no País e no mundo", ressalta.

Segundo o presidente da Sobratema, Afonso Mamede, a união com a Abren faz parte do esforço da entidade de fomentar a geração de ideias inovadoras às necessidades que surgem no setor da Construção e Mineração. "Com a Abren, estaremos abrindo oportunidades para novos negócios e dando continuidade à nossa tarefa de busca constante de desenvolvimento, tecnologia e inovação para compartilhar aos nossos associados", disse.

BW Expo

Em março, a Abren e a Sobratema começam a se reunir para discutir o Plano de Trabalho da parceria. Yuri Schmitke será um dos palestrantes do BW Expo. Além desta participação, a Abren será um dos curadores do evento promovido pela Sobratema, cabendo a Abren a responsabilidade pelo núcleo ‘Waste-to-Energy’. 

Marcada entre os dias 6 e 8 de outubro, no São Paulo Expo, a BW Expo proporcionará uma experiência para todos os seus participantes, por ser o único evento multidisciplinar do mercado direcionado exclusivamente às tecnologias voltadas à sustentabilidade do meio ambiente. Além do Waste-to-Energy, também estão confirmados outros Núcleos Temáticos: Economia Circular, com curadoria de Ian Mckee, Construção Sustentável, com curadoria do arquiteto Marcelo Nudel, Conservação de Recursos Hídricos, com curadoria da biólogo Ana Luiza Fávaro, Agronegócio Sustentáel, com curadoria do engenheiro agrônomo Luiz Cornacchioni, Transformação Energética - Hidrogênio, com a curadoria da especialista em tecnologias de hidrogênio e células de combustível Monica Saraiva Panik, e Valorização de Áreas Degradadas, com a curadoria do engenheiro civil Ulysses Mourão.

Com informações do site da Abren