Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 27 de janeiro de 2020

Construa Negócios - Instituto Opus da Sobratema promove em fevereiro cursos na área de equipamentos para construção

Instituto Opus da Sobratema promove em fevereiro cursos na área de equipamentos para construção

O primeiro curso a ser realizado é voltado à riggers, engenheiros, supervisores de rigging e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas ao içamento de cargas

No mês de fevereiro, o Instituto Opus de Capacitação Profissional da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração promove dois cursos: Formação de Rigger e Gestão de Ativos.

O primeiro acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em São Paulo. Destinado à riggers, engenheiros, supervisores de rigging e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas ao içamento de cargas, o curso irá capacitar os participantes a elaborar e supervisionar o plano de içamento de carga (plano de rigging).

Para isso, a programação conta com carga horária de 40 horas e trará conhecimentos relativos à dimensionamento dos dispositivos de içamento (eslingas, manilha, patesca e anel); fatores operacionais e porcentagem de utilização e estabilização do guindaste; operação simultânea com dois guindastes; entre outros temas.

No caso do curso de Gestão de Ativos, os participantes receberão conteúdo relacionado à cinco macrotemas: gestão de equipamentos, custos, gerenciamento de manutenção, lubrificação e oficinas.

Ministrado pelo engenheiro Norwil Veloso, autor do livro Gerenciamento de Manutenção de Equipamentos Móveis, o curso que acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro, é direcionado a profissionais que participam de procedimentos que envolvem controle de frotas.

Além dos cursos na sede da Sobratema, o Instituto Opus de Capacitação Profissional também fornece cursos in company. Desde sua fundação, já formou mais de 9.000 colaboradores para mais de 600 empresas. Além do Brasil, foram realizados cursos na Venezuela, Líbia, Moçambique e República Dominicana.