Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 24 de abril de 2020 por Mecânica de Comunicação

Sobratema integra Grupo Técnico Consultivo de incentivo à construção industrializada

A Sobratema aceitou o convite da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), associação civil sem fins econômicos, com sede em Florianópolis (SC), para integrar o Grupo Técnico Consultivo (GTC), com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da construção industrializada no Brasil. O vice-presidente Paulo Oscar Auler Neto será o representante da entidade no GTC.

A liderança da execução das ações é da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O GTC será formado por até 12 membros, representantes dos diferentes elos da cadeia produtiva da construção (fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos, construtoras e incorporadoras, projetistas), de especialistas do meio acadêmico e do Ministério da Economia.

A Recepeti foi vencedora do Edital de Chamamento Público SDIC/ME nº 3/2019 do Ministério da Economia, cujo objetivo é a apoiar a execução de ações para promover ganho de produtividade e competitividade no setor de construção civil.

São nove metas, que visam contribuir para a redução da burocracia segmento e para o aumento da sua produtividade e competitividade, por intermédio de atividades que promovam a convergência de códigos de obras e edificações, melhorias nos processos de concessão de alvará de construção, a disseminação do Building Information Modeling (BIM), bem como ações de incentivo à coordenação modular e à construção industrializada no Brasil.

O GTC da qual faz parte a Sobratema está ligado a Meta número 9, que estabelece:

  • Elaboração de planejamento estratégico para a difusão da construção industrializada no Brasil
  • Elaboração de documentos: estudo para proposta de equalização tributária na cadeia da construção civil; estudo para novos modelos de financiamento; estudo para alterações necessárias na Lei nº 8.666/93.
  • Ações de comunicação e disseminação (Realização de pelo menos três eventos e um vídeo).