Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 22 de março de 2021 por Mecânica de Comunicação

Workshop apresentará tecnologias e cases de operação remota de equipamentos em obras de infraestrutura e na mineração

O avanço constante de novas tecnologias na área de equipamentos pesados tem proporcionado diversos benefícios como maior produtividade, eficiência operacional, menos custos e otimização da frota. No caso de uma operação remota, torna-se ainda mais evidente sua importância e seus resultados, uma vez que aplicar e integrar tecnologias permite o monitoramento constante da integridade da máquina, atribuindo metas assertivas de produção, prevendo as paradas para a manutenção e planejando cenários de mudança antes de sua implementação.

Outro benefício da operação remota está em garantir a segurança dos profissionais ao manter as pessoas distantes de locais com mais riscos ou situações perigosas. Um exemplo é na mineração, onde existem muitos trabalhos em superfícies de difícil acesso ou subterrâneos, que podem elevar as circunstâncias de acidentes.

Para tratar desse assunto, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoverá, no dia 15 de abril, a partir das 15h00, o Workshop Revista M&T, cujo tema central é Engenharia 4.0: Sociedade em Transformação. O evento virtual será transmitido pelo site oficial e reunirá especialistas que apresentarão tecnologias e cases de sucesso do uso de equipamentos não tripulados em obras de infraestrutura e de operação remota nas áreas da construção pesada e mineração.

A programação será aberta pelo engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema. Entre os palestrantes confirmados estão: Carlos Magno Schwenck, responsável pela Gestão de Equipamentos da Construtora Barbosa Mello; Hugo Pereira Soares, diretor da Construtora Vale Verde; João Paulo Oliveira, gerente de Equipamentos da Andrade Gutierrez;  e Tiago Barros, gerente Técnico da Sitech Brasil. Após as palestras, o moderador oficial dos eventos da entidade, Vagner Barbosa, diretor da Agência Canteiro, mediará um painel de debates com perguntas dos internautas.

O Workshop Revista M&T é considerado um evento tradicional e importante para o setor, por trazer anualmente, em sua programação, os conteúdos técnicos mais relevantes e atuais da área de equipamentos relacionados à construção, mineração, agrícola e florestal. Com isso, o público participante e o mercado recebem informações e conhecimento sobre novidades, atualidades, tendências e tecnologia, que contribuirão para o planejamento estratégico e o dia a dia da operação.