Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 16 de março de 2021

Crane Brasil - Potencial e benefícios do uso do BIM na infraestrutura

POTENCIAL E BENEFÍCIOS DO USO DO BIM NA INFRAESTRUTURA

MERCADO

POTENCIAL E BENEFÍCIOS DO USO DO BIM NA INFRAESTRUTURA

Redação Crane Brasil 16/03/2021 

O Webinar “Aplicações do BIM em obras de Infraestrutura”, organizado pela Sobratema, mostrará o potencial do uso do Building Information Modeling (BIM) em obras da construção pesada. Além dos benefícios que a plataforma traz para os projetos e o que tem sido feito pela iniciativa pública e o setor privado para agilizar a utilização da tecnologia. O evento online e gratuito será transmitido, dia 18, a partir das 15h00, Canal no YouTube da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema)

“BIM: O último trem para Paris”, é o tema da palestra do arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, vice-presidente de Arquitetura do Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco). Ele apresentará um panorama dos desafios vivenciados em obras no país e como o BIM pode contribuir para superar essas questões. Incluindo, uma visão mais ampla a respeito da avaliação do custo de ciclo de vida das construções. O que leva em conta não apenas o preço da obra, mas todo o valor antes, durante e depois do projeto realizado.

Próximas fases no desenvolvimento da tecnologia

Leonardo Santana, analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ministrará a palestra “Iniciativas de BIM da ABDI e o contexto na Infraestrutura”. Na qual mostrará os trabalhos realizados pela Agência até o momento, como a plataforma BIM BR e o Democratizando BIM. E as próximas fases para uma ampla utilização da tecnologia, cuja execução é esperada até 2028.

O case “As Built BIM – CPTM e SENAI-SP” detalhará o processo feito na companhia de trens para implantação da tecnologia. Ele será debatido po Rogério da Silva Moreira, Supervisor de Projetos e Tecnologia no IST em Construção Civil do SENAI-SP. E pelos executivos da CPTM, Eduardo Tavares de Lima e Fernando Boselli, gerente de Projetos e chefe do Departamento de Consistência e Inovação de Projetos, respectivamente.

A palestra de encerramento ficará a cargo de Alexandre del Savio, professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Lima (Peru) e partner na Conexig. O tema será a “Gestão Colaborativa de Projetos com a metodologia Virtual Design and Construction (VDC)”.  O VDC é uma metodologia de gerenciamento que combina ferramentas, técnicas e tecnologias, proporcionando integração, simultaneidade e maior otimização entre as etapas e processos do projeto. Com ele, é possível conceber o projeto virtualmente e realizar todo seu planejamento antes do início de fato da construção.

Ao final, os palestrantes participarão de um debate, mediado por Vagner Barbosa, diretor da Agência Canteiro e  Sobratema e moderador oficial dos eventos da Sobratema. As boas-vindas e o encerramento serão feitos pelo engenheiro Afonso Mamede, presidente da entidade.