Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 19 de maio de 2021 por Mecânica de Comunicação

Movimento Reformar para Mudar debateu o sistema 5G no Brasil

Um panorama da implantação do sistema 5G no Brasil foi apresentado no encontro virtual do Movimento Reformar para Mudar no dia 13 de maio. O presidente executivo Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, destacou os principais impactos no contexto nacional e nas relações comerciais e sociais. A Sobratema participa desse movimento, sendo representada pelo presidente Afonso Mamede.

De acordo com Ferrari, a implantação do 5G e o desenvolvimento da internet das coisas no Brasil depende de algumas iniciativas, como a adequação das legislações estaduais e municipais que garantam a agilidade na implantação de infraestrutura de telecom, pois a tecnologia precisará de 5 a 10 vezes mais antenas e muitas legislações dificultam a instalação.

Além disso, ressaltou o executivo, é necessária a preservação do princípio fundamental da livre iniciativa presente em nossa Constituição para garantir a segurança jurídica no ambiente de negócios; regras claras que privilegiem a expansão dos serviços, a ampliação das áreas de cobertura e o atendimento da população; e, utilização dos fundos setoriais nas suas respectivas destinações para benefício do país.

Também foram debatidos pelo grupo no encontro os temas ESG, Plano Diretor do município de São Paulo e Lei Geral de Licenciamento ambiental. O presidente do SindusCon-SP, Odair Senra e o vice-presidente de Imobiliário do SinduCon-SP  e presidente da Fiabci-Brasil (Federação Internacional Imobiliária), José Romeu Ferraz Neto participaram do encontro.

Com informações do Sinduscon-SP