Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 07 de março de 2022 por Mecânica de Comunicação

Mercado de locação apresentará no Webinar da Sobratema o valor da tecnologia para competitividade

Ano passado, a comercialização de máquinas da linha amarela apresentou um aumento estimado em 39% ante 2020. Um dos fatores que impulsionaram o mercado foi o crescimento da demanda por equipamentos de rental no país. As informações são do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. 

Atualmente, o setor conta com mais de 30 mil empresas, que faturam acima de R$ 20 bilhões e geram cerca de 210 mil empregos diretos. Mas, o potencial de crescimento é amplo, uma vez que no mercado há a tendência de terceirização da frota, além da chegada de novos entrantes, que estão trazendo mudanças no segmento.  

Para tratar desse cenário positivo para a área de locação no Brasil, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) convidou renomados especialistas para seu primeiro evento virtual de 2022.  

O Webinar Sobratema O valor da tecnologia para o rental – a qualidade da frota como vetor de competitividade acontecerá no dia 24 de março, às 15h00, com o objetivo de apresentar a avaliação de empresários do setor da locação sobre como o desenvolvimento tecnológico tem contribuído para compor uma frota com equipamentos produtivos, sustentáveis, seguros e eficientes, que atendam as demandas das obras e tragam competitividade para o rental.  

Em 2011, segundo o Estudo de Mercado da Sobratema, o segmento de locação foi o segundo maior comprador de máquinas, ficando atrás somente do agronegócio. 

O evento virtual, a ser transmitido pelo Canal da Sobratema no Youtube, terá quatro palestras, a serem ministradas por Amadeu Martinelli, diretor de Operações e Novos Negócios da WPX Locação; Guilherme Faber Boog, presidente da Loxam Degraus; José Geraldo Jr., diretor comercial do Grupo Vamos; e Marluz Cariani, head comercial de locação de pesados da Ouro Verde.  

Além das apresentações, os participantes também acompanharam as análises dos debatedores sobre o tema principal. São eles: Celso Navarro, sócio da CKN Consultoria; Eurimilson Daniel, presidente da Escad Rental e vice-presidente da Sobratema; e Alexandre Forjaz, presidente da Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (Alec). 

O Webinar Sobratema O valor da tecnologia para o rental – a qualidade da frota como vetor de competitividade terá início com o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e a mensagem de Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil.