Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 14 de abril de 2022

Carga Pesada - Fabricantes detalham novas tecnologias em caminhões vocacionais

Fabricantes detalham novas tecnologias em caminhões vocacionais

 0

14 DE ABRIL DE 2022NOTÍCIAS

Apresentação será feita em workshop da Sobratema dia 28 de abril

A incorporação de novas tecnologias nos caminhões vocacionais da construção se intensificou nos últimos anos, principalmente, em três segmentos: motores, segurança e gestão. Atualmente, o mercado conta com motores mais econômicos, com menor emissão de poluentes e menor impacto ambiental, enquanto as cabines apresentam maior ergonomia e incorporaram sensores eletrônicos que permitem uma visão espacial do entorno, auxiliando na condução do veículo. Já os softwares estão cada vez mais confiáveis e abrangem um número ainda maior de funções.

“A evolução da tecnologia nos equipamentos ocorre de forma natural e contínua como parte da evolução do ser humano, que ao receber e vivenciar as novas tecnologias nas ações do seu dia a dia acaba por exigir das empresas com quem tem relacionamento o mesmo nível tecnológico”, afirma Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Em sua avaliação, essas tecnologias oferecem ao usuário uma condição operacional totalmente diferente de 10 anos atrás e trazem muitos benefícios, como a condução mais segura, econômica e com um custo operacional mais baixo. Entre os exemplos estão: o sensor que auxilia o caminhão nas arrancadas em rampas possibilitou reduzir drasticamente as manutenções nos conjuntos de embreagem; os câmbios automatizados diminuem o consumo de combustível e permitem uma condução mais fácil e menos cansativa; e os softwares de gestão reduzem os roubos e garantem uma condução mais consciente e segura, aumentando a produtividade.

Pela importância da aplicação das tecnologias para maior produtividade, eficiência e sustentabilidade da operação com caminhões vocacionais da construção, acontece no dia 28 de abril, a partir das 15h00, o Workshop Revista M&T, cujo tema central é “Novas tecnologias aplicadas nos caminhões vocacionais da construção”. O evento virtual será transmitido pelo site oficial.

Segundo Auler Neto, o Workshop, evento mais antigo da Sobratema, em sua 36ª edição, sempre contempla um tema técnico relevante para o mercado. “Percebemos que já fazia algum tempo que não abordávamos o segmento dos caminhões, e os últimos 10 anos foram marcantes nessa área, com a introdução massiva da eletrônica nos produtos. É o momento oportuno para mostrar toda essa evolução aos usuários”.

As fabricantes Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, e Volvo Caminhões mostrarão suas soluções tecnológicas voltadas aos caminhões vocacionais de construção para um público altamente qualificado. O Workshop de 2021 conta com quase 7 mil visualizações.

Pela Mercedes-Benz do Brasil, Edgard Bertini Ruas, gerente de Marketing, falará sobre como a marca vem ampliando sua parceria com o setor da construção e mineração. Pela Scania, Fabrício Vieira de Paula, gerente de Vendas de Soluções Off Road, e Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas, abordarão as soluções do presente e do futuro para o segmento Off Road. Já pela Volvo Caminhões, Carlos Eduardo Paulin, gerente Regional de Vendas, Glenio Karas, engenheiro de Vendas, e Jeseniel Cassias Valerio, gerente de Engenharia de Vendas, trarão as novidades e tecnologias da fabricante para as operações extremas. Por fim, pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, Geraldo Bernardi Jr., consultor Comercial Sênior, e Hugo Alarcon de Moura, engenheiro de Marketing do Produto, comentarão o tema VW Constructor 26.260 Robust – “Projeto Peso Pena”.

O Workshop Revista M&T é considerado um evento tradicional e importante para o setor. Anualmente, o público participante e o mercado recebem informações e conhecimento sobre novidades, atualidades, tendências e tecnologia, que contribuirão para o planejamento estratégico e o dia a dia da operação.