Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 29 de setembro de 2022 por Mecânica de Comunicação

Após hiato de quatro anos, M&T Expo reforça seu protagonismo ao marcar a retomada dos negócios de máquinas e equipamentos para construção e mineração

Desde 1995 a M&T Expo é uma das mais importantes feiras de negócios da indústria de equipamentos e máquinas para construção e mineração em toda América Latina e em 2022 apresentou lançamentos de diversos expositores, que fizeram desta edição um sucesso de público e negócios. 

Durante os quatro dias, a M&T Expo recebeu mais de 31 mil visitas qualificadas de todos os Estados brasileiros, além de 42 países. Além de promover o reencontro do mercado, o evento contou com novos visitantes, que puderam realizar conexões inéditas com outros visitantes e expositores.

O visitante Ulises Perazza, diretor da Rilser SA, que veio do Uruguai, ressaltou que a M&T Expo superou suas expectativas tanto na organização como nos expositores encontrados. “Pudemos estabelecer um diálogo presencial com as empresas expositoras de nosso interesse, com as quais já estamos a manter contatos para podermos trabalhar”.

Com início marcado pela cerimônia de abertura, o evento contou com as presenças de Falk Senger, diretor executivo da Messe München da Alemanha, Rolf Pickert - CEO da Messe Muenchen do Brasil e Afonso Mamede, presidente da Sobratema que deram as boas-vindas aos convidados. Participaram também da cerimônia Afonso Massot, embaixador e Secretário Executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; Silvio Vasconcellos, Presidente do CDHU, representando Rodrigo Garcia – Governador do Estado de São Paulo; Marcos Garcia, Secretário Municipal da Infraestrutura Urbana e Obras em exercício, representando o prefeito Ricardo Nunes; Coronel Eduardo Mendonça Dorneles diretor do DEC, representando número sua excelência o General do Exército Júlio Cesar Arruda, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro e Professor José Carlos de Souza Junior, Magnífico Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia. Na plateia estiveram presentes convidados, expositores e representantes de diversas entidades do setor da construção e mineração, parceiras e apoiadoras do evento. São mais de 60 (sessenta) delas que oficialmente apoiam a M&T Expo de maneira institucional, propiciando a interlocução direta com suas empresas associadas na captação de novos expositores interessados e na ampla divulgação da programação da feira, o que assegura uma visitação qualitativa e quantitativa. (Veja a lista completa em www.mtexpo.com.br)

Resultados

Com 52 mil m², a 11ª edição do evento contou com mais de 600 marcas expositoras brasileiras e internacionais de países como Bélgica, Canada, Chile, China, Finlândia, Alemanha, Itália, Japão, Coreia, Holanda, Peru, Polônia, Rússia, Singapura, Espanha, Suíça, Suécia, Turquia e Estados Unidos, que geraram aproximadamente 2,8 bilhões em negócios.

Para Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil, realizadora do evento, os números refletem a importância da M&T Expo para o Brasil e América Latina e mostra o otimismo do setor para a próxima edição do evento, que está programado para 2024. “Passamos por um cenário desafiador nestes últimos quatro anos, especialmente por conta da pandemia, e todo esforço para entregar a melhor M&T Expo dos últimos tempos valeu a pena. Basta ver os números que conquistamos, como visitantes qualificados, conteúdos e presença de expositores de diversos países”.

Expectativas atendidas, com boas perspectivas futuras. Essa é avaliação do Grupo AIZ em relação à sua forte participação. Em uma área de 5 mil metros quadrados, a empresa fez a exibição de máquinas inéditas no mercado brasileiro, como caminhões, escavadeiras e pás carregadeiras com motor elétrico, equipamentos remotamente operados e uma diversidade de modelos adaptados, como escavadeiras anfíbias, caminhão sem cabine e implementos diversos.

De acordo com o gerente de expansão da AIZ, Marco Antônio Sousa, a empresa movimentou negócios da ordem de R$ 73 milhões, incluindo vendas efetuadas e prospecções a curto e médio prazos. “O lançamento de caminhões e máquinas da linha amarela com motor elétrico dá às mineradoras e empresas do setor da construção pesada a possibilidade de cumprir com os objetivos de performance operacional, reduzindo emissões de maneira eficaz”, observa.

Na feira, a Liebherr fez o lançamento de duas máquinas da área de Movimentação de Terra e teve a oportunidade de expor outros equipamentos, como o guindaste de 120t que fez sua estreia em uma feira nacional e uma betoneira, além de muitas outras soluções que oferece. “Tivemos um público importante na feira, de formadores de opinião e decisores. Foi uma excelente oportunidade de gerar negócios e relacionamentos”, explica Tatiana Bielefeld, coordenadora de marketing. A empresa também trouxe para M&T Expo as pás carregadeiras L550 e L586 como lançamento.

Já a XCMG levou para seu stand lançamentos como a escavadeira hidráulica XE80DA, que opera em espaços pequenos, conferindo funções de escavação, carregamento e nivelamento. Segundo Renato Torres, diretor comercial da XCMG, a M&T Expo foi um sucesso, pois excedeu as expectativas da XCMG em termos de público. “Recebemos visitantes de todos os Estados do país, o que mostra a força da M&T Expo, que é o evento mais importante do nosso segmento de construção e mineração. Nós sentimos que o público que ficou quatro anos sem esse evento compareceu em peso nessa edição”, revelou o executivo.

Para Cleber Carvalho, CEO da Tracbel, uma das maiores distribuidoras de equipamentos pesados do Brasil, a M&T Expo é a principal feira da América Latina, o que é vital para divulgação da marca e fechamento de negócios. “Tivemos um resultado excepcional e pudemos notar que o novo normal para feiras e eventos é o varejo, justamente pela forte participação desse setor durante os quatro dias”, destaca o executivo do Grupo Tracbel. A empresa exibiu, no seu estande de 750 m², carregadeiras e escavadeiras das marcas Volvo e SDLG, empilhadeiras da Kalmar, motores Volvo Penta, pacotes de serviço, novos recursos tecnológicos para atendimento aos clientes e ainda oferecendo financiamentos com taxas subsidiadas.

Afonso Mamede, presidente da Sobratema e parceiro institucional do evento, comemorou o cenário de otimismo para o comércio de máquinas de construção e da atuação do setor privado na movimentação do mercado rumo ao crescimento positivo previsto para 2023. “A M&T Expo vai ao encontro do êxito comercial do Brasil ante o cenário de incertezas políticas e internacionais e corrobora com o otimismo da indústria com a chegada da tecnologia 5G no país”, destacou Afonso.

Disseminação de conteúdo

Com uma programação intensa de congressos e fóruns, o evento promoveu 192 horas de conteúdo técnico, que contou com 52 palestrantes especialistas e participação de 1.149 congressistas.

Foram encontros de altíssima qualidade, promovidos em conjunto com parceiros como: Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração (CSCM) da ABIMAQ, Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (ANALOC), Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA), Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC) e Revista Crane Brasil.

Na Arena de Demonstração os visitantes puderam ver ao vivo os equipamentos, máquinas e implementos em operação das empresas como Doosan, Liebherr, Sany e outras.

Próxima edição

De acordo com as pesquisas feitas durante o evento, mais de 80% do público visitante realizou negócios e 90% ficou muito satisfeito com o evento, pretendendo voltar na próxima edição, que acontecerá em 2024 no São Paulo Expo, maior centro de convenções e eventos da América Latina.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.