Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 06 de setembro de 2022

EAE Máquinas - 11ª edição da M&T Expo marca a retomada de negócios para o setor de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração

11ª edição da M&T Expo marca a retomada de negócios para o setor de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração

11ª edição da M&T Expo marca a retomada de negócios para o setor de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração

O evento, que faz parte da rede internacional bauma, aconteceu em São Paulo-SP/ Brasil e reuniu 600 marcas e milhares de visitantes qualificados

Realizada de 30 de agosto a 02 de setembro a 11ª Edição da M&T Expo, cumpriu seu propósito de promover o desenvolvimento do setor por meio de realização de negócios, disseminação de conteúdo e relacionamento entre diversos profissionais. Imagens disponíveis pelo link da M&T Expo.

Marcado como o grande reencontro do mercado, o evento recebeu visitantes de todos os estados brasileiros além de outros países da América Latina.

Desde 1995 a M&T Expo é uma das mais importantes feiras de negócios da indústria de equipamentos para construção e mineração em toda América Latina e em 2022 apresentou lançamentos de diversos expositores que fizeram desta edição um sucesso de público e negócios.

Com mais de 600 marcas expositoras em 54 mil metros quadrados, o evento teve mais de 30 mil visitas durante os quatro dias. Na parte de conteúdos, foram 192 horas de programação que contou com 52 palestrantes e especialistas.

Cerimônia de abertura

11ª edição da M&T Expo marca a retomada de negócios para o setor de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração

A solenidade de abertura contou com as presenças de Falk Senger, diretor executivo da Messe München da Alemanha, Rolf Pickert – CEO da Messe München do Brasil, Afonso Mamede, presidente da Sobratema. Além dos convidados: Affonso Massot, embaixador e Secretário Executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; Silvio Vasconcellos, Presidente do CDHU, representando Rodrigo Garcia – Governador do Estado de São Paulo; Marcos Garcia, Secretário Municipal da Infraestrutura Urbana e Obras em exercício, representando o prefeito Ricardo Nunes; Coronel Eduardo Mendonça Dorneles diretor do DEC, representando número sua excelência o General do Exército Júlio Cesar Arruda, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro e Professor José Carlos de Souza Junior, Magnífico Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.

Segundo Katharina Schlegel, diretora de exposições da bauma & IFAT International, a M&T Expo potencializou o networking e a realização de negócios entre visitantes e expositores. “Notamos, ao longo dos quatro dias, uma movimentação intensa nos stands e pudemos presenciar uma interação muito grande, principalmente na troca de conhecimento e no networking para ampliação dos negócios no Brasil e América Latina”.

Em seu discurso, Rolf Pickert, realizador do evento, destacou a importância a M&T Expo para retomada do setor no pós-pandemia e agradeceu o apoio de todos os presentes, entre patrocinadores, apoiadores e todos os envolvidos na realização da M&T Expo. “Chegou o dia tão aguardado. A M&T Expo abre suas portas, repleta de expositores e visitantes, todos com expectativas positivas, o que nos deixa confiantes de que todos os esforços valeram a pena. O entusiasmo pode ser sentido por todos nós. Isso reflete o sentimento do mercado, afinal todos os setores da construção e mineração da América Latina visitam a M&T Expo”.

Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e apoiador institucional do evento, comemorou o cenário de otimismo para o comércio de máquinas de construção e da atuação do setor privado na movimentação do mercado rumo ao crescimento positivo previsto para 2023. “A M&T Expo vai ao encontro do êxito comercial do Brasil ante o cenário de incertezas políticas e internacionais e corrobora com otimismo da indústria com a chegada da tecnologia 5G no país”, destacou Afonso.

Conteúdos técnicos para todos os setores

11ª edição da M&T Expo marca a retomada de negócios para o setor de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração

Profissionais de toda América Latina puderam acompanhar uma série de conteúdos técnicos que enobreceram os quatro dias e contribuíram para o desenvolvimento e evolução do setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração.

O Workshop de Mineração, realizado pela CSCM da Abimaq, que aconteceu no dia 31 de agosto, discutiu temas como “Soluções para inovação e aumento da eficiência operacional” e “Soluções para mitigar/redução de impactos ambientais”. Já no dia 01 de setembro a Analoc realizou o Congresso Nacional de Valorização do Rental, que contou com programação diferenciada e focada na realidade do mercado e na experiência acumulada pelos empresários durante o cenário pandêmico.

Visitantes também participaram do Fórum de Infraestrutura, que apresentou diferentes conteúdos relacionados a obras, aplicação de equipamentos em trabalhos relevantes, projetos e trabalhos nos setores da construção, terraplenagem e mineração; bem como o Fórum de Inovações e Tendências da Construção, que abordou temas como ESG na construção e aplicação de novas tecnologias na indústria 4.0.

Durante a M&T Expo também foi realizado o Rigging Experts, iniciativa da revista Crane Brasil em parceria com a M&T Expo, que reuniu renomados especialistas com experiência comprovada no planejamento e gestão de operações de içamento de cargas em grandes projetos de infraestrutura nos mais diversos segmentos de mercado; o Simpósio A digitalização da nossa indústria: soluções compartilhadas entre a Alemanha e o Brasil, realizado pela A VDMA – Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais, na qual empresas associadas puderam apresentar soluções concretas, exibir como a digitalização pode reduzir custos e ainda aumentar a produtividade; e o Alugar Regional – São Paulo e Região, realizado pela ALEC – Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis, que promoveu o encontro entre locadores de equipamentos de diversas regiões paulistas.

Além disso, esta edição da M&T Expo também contou com a Arena de Demonstração: espaço onde os visitantes puderam ver os equipamentos, máquinas e implementos em operação das empresas como Doosan, Liebberh, Sany.

O visitante Ulises Perazza, diretor da Rilser SA, que veio do Uruguai, ressaltou que a M&T Expo superou suas expectativas tanto na organização como nos expositores encontrados. “Pudemos estabelecer um diálogo presencial com as empresas expositoras do nosso interesse com as quais já estamos a manter contatos para podermos trabalhar”.

Lançamentos e tendências

11ª edição da M&T Expo marca a retomada de negócios para o setor de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração

No setor de Equipamentos para Construção e Mineração, expositores apresentaram produtos e serviços voltados para obras, sejam elas de infraestrutura ou de edificações, bem como aqueles destinados à mineração.

De acordo com Nathalia Machado, gerente de marketing da Liebherr a M&T Expo atendeu muito a expectativa da empresa, mesmo sabendo que o evento seria mais enxuto em relação às edições anteriores. “Fizemos o lançamento de duas máquinas e o mais interessante é que conseguimos vender ambas durante a M&T Expo aqui no Brasil”. A empresa trouxe para M&T Expo as pás carregadeiras L550 e L586 como lançamento.

Já a XCMG levou para seu stand lançamentos como a escavadeira hidráulica XE80DA, que opera em espaços pequenos, conferindo funções de escavação, carregamento e nivelamento. Segundo Renato Torres, diretor comercial da XCMG, a M&T Expo foi um sucesso, pois excedeu as expectativas da XCMG em termos de público. “Recebemos visitantes de todos os estados do país, o que mostra a força da M&T Expo, que é o evento mais importante do nosso segmento de construção e mineração. Nós sentimos que o público que ficou quatro anos sem esse evento compareceu em peso nessa edição”, revelou o executivo.

A M&T Expo, que terminou nesta sexta-feira (2), no São Paulo Expo, foi uma edição histórica, um marco para o setor de construção civil e mineração no Brasil, reafirmando sua importância para toda a cadeia produtiva no País pelos lançamentos e soluções inéditas apresentadas nos quatro dias de evento. A análise é de Alex Xiao, Presidente da SANY do Brasil, ao destacar a presença do público no stand da SANY, como um dos stands mais visitados.

O destaque do stand da SANY, logo na abertura da MT Expo 2022, foi a apresentação dos equipamentos com eficiência de combustão, eletrificação de frota e energias renováveis.

Já no setor de Concreto e Asfalto, o espaço congregou expositores de máquinas e equipamentos para produção, lançamento e acabamento de concreto e asfalto em suas várias aplicações.

Para Thiago Romanelli, gerente comercial da Romanelli, o mercado está aquecido e o termômetro foi, sem dúvida, a visita de profissionais qualificados no stand da empresa. “Foi muito melhor do que esperávamos. Tinha uma expectativa boa, pelo fato da M&T Expo ser referência, mas claro que surpreendeu positivamente esta edição. Foi muito bom para fechamento de negócios”.

Durante a M&T Expo a Metso Outotec, empresa sediada em Helsinque, Finlândia focou em mostrar plantas de processamento sustentáveis que consomem menos água e menos energia. Destaque para a produção de areia industrial, atualmente um produto premium das pedreiras, inclusive pela qualidade que confere à produção de concreto, e a de remineralizadores para a agroindústria.

De acordo com Everson Cremonese, diretor de Vendas para a área de agregados minerais na Metso Outotec, “a M&T Expo foi uma oportunidade de reencontrar pessoalmente os clientes, algo muito importante depois do isolamento da pandemia”. Segundo o executivo, o mercado está ativo, com aquecimento na venda de peças e componentes.

No setor de Elevação de Carga e Pessoas, visitante puderam conhecer a fundo máquinas e equipamentos que executam trabalhos de elevação de carga e pessoas, nas inúmeras aplicações do setor.

Zoomlion apresentou seus novos modelos de empilhadeiras contrabalançadas a combustão (GLP e Diesel) de 1,5 à 25 toneladas e empilhadeiras contrabalançadas elétricas de 1,5 à 5 toneladas. Para Ricardo Bertoni, vice-presidente comercial da Zoomlion, a M&T Expo foi surpreendente, pois o executivo acreditava que os eventos poderiam voltar mais cadenciados e com menos público, no pós-pandemia. “Foi justamente o contrário, podemos dizer que nosso stand foi um ponto de encontro para o visitante da M&T Expo, que elogiou nosso espaço e nossas novidades”.

Além do setor de Componentes e serviços, na qual expositores apresentaram novidades em relação ao fornecimento de peças, componentes, insumos e serviços para a manutenção das máquinas e equipamentos e para diversas aplicações na construção e mineração.

João Degario, gerente administrativo da ITR, aprovou o evento mesmo com ausência de grandes marcas. “Viemos com expectativa moderada por conta da ausência das principais montadoras, mas encontramos movimento muito bom com público qualificado e conseguimos fechar bons negócios aqui na M&T Expo”.

Para Heron Lemes, gerente de marketing da Engepeças, a M&T Expo superou muito as expectativas da empresa apesar do ambiente econômico. “Percebemos que o público está bem aquecido e está bem-disposto a negociar, tanto que fechamos contratos durante os quatro dias de M&T Expo”.

A M&T Expo 2022 contou com o apoio de importantes entidades do setor como: Abag, Apecip, Abimaq, Abramat, Alec, Sobratema, entre outras associações e entidades de classe.

Próxima edição

A próxima edição da M&T Expo já tem data definida e acontecerá em 23 a 26 de abril de 2024 e as vendas de áreas já estão disponíveis. Acompanhe o site do evento e redes sociais para ficar por dentro das novidades.