Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 22 de novembro de 2022 por Mecânica de Comunicação

Lançamento da 12ª Edição M&T Expo reuniu grandes marcas

No último dia 10 de novembro a Messe Muenchen do Brasil realizou o lançamento da 12ª edição da M&T Expo – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, que reuniu executivos de marcas importantes do setor e associações relevantes. A próxima edição da M&T Expo, que desde 1995 é considerada uma das mais importantes feiras de negócios do setor, acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril de 2024 no São Paulo Expo, que conta com ampla infraestrutura e localização privilegiada.

Durante o encontro de lançamento, Rolf Pickert, Diretor Geral da Messe Muenchen do Brasil, apresentou as novidades para próxima edição e ressaltou a expansão da M&T Expo para toda América Latina como principal desafio e objetivo para 2024. “Queremos nos consagrar como sendo a feira internacional da América Latina. Para essa última edição fizemos um Road Show muito bacana por Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru. Iremos fazer novamente de forma mais intensa e incluir o México nesse programa. Com isso iremos garantir uma visitação mais forte de pessoas da América Latina”, ressaltou o executivo.

Já Euremilson Daniel, vice-presidente da Sobratema destacou a importância da parceria entre a entidade e a Messe Muenchen do Brasil e trouxe dados importantes sobre a perspectiva do setor de máquinas e equipamentos para os próximos anos. “Contar com uma empresa que tem um projeto como bauma, uma conexão internacional e um know-how de fazer feira, dá a segurança que a Sobratema precisava para olhar o futuro com mais estabilidade. E por falar em futuro, estamos com o mercado crescendo, os indicadores dizem isso. Em 2022 tivemos crescimento de 20%, ou seja, nosso momento atual é positivo e as perspectivas de demanda por mecanização é algo fantástico”.

Com participação especial de Roberto Dumas, o evento trouxe para os executivos uma visão macroeconômica do Brasil, Estados Unidos, Europa e China. De acordo com o economista, ventos favoráveis sopram em direção ao país, justamente pelo fato de grande parte da economia dos Estados Unidos, Europa e China estarem enfrentando turbulências. “O Brasil está crescendo, se fizermos uma comparação o país é a 12ª melhor economia no desempenho do PIB trimestral. Em termos relativos vamos muito bem porque vemos os Estados Unidos e a Europa aumentando as suas taxas de juros e a China, com dívida alta e mudanças climáticas, como a seca. Então o investidor estrangeiro acaba vindo para o Brasil, o que favorece o setor de infraestrutura, mineração e construção”.

Em 2024 a M&T Expo dará continuidade na divisão de setores (equipamento para construção e mineração, concreto e asfalto, elevação de cargas e pessoas, e componentes e serviços). “É uma divisão que se mostrou muito eficiente e que representa muito bem essa segmentação do nosso mercado e faz realmente sentido a gente continuar”, explicou Rolf.

Em sua última edição a M&T Expo recebeu mais de 31 mil visitas qualificadas de todos os Estados brasileiros e de 42 países. Além de promover o reencontro do mercado, o evento contou com novos visitantes, que puderam realizar conexões inéditas com outros visitantes e expositores. Ao todo foram 54 mil metros quadrados de área externa e interna, gerando R$ 2,8 bilhões em negócios iniciados durante a feira. A M&T Expo 2022 abrigou mais de 600 marcas, de 19 países, com uma grande de conteúdo de 192 horas.

De acordo com as pesquisas realizadas durante o evento, mais de 80% do público visitante realizou negócios e 90% ficou muito satisfeito com o evento, pretendendo voltar na próxima edição.