Publicado em 23 de novembro de 2022 por Mecânica de Comunicação
O vice-presidente da Sobratema, Eurimilson Daniel, fez uma apresentação sobre o mercado de máquinas e equipamentos para construção e mineração durante a reunião do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), promovida no dia 18 de novembro. O encontro foi conduzido pelo diretor titular, Ronaldo Cury e teve o objetivo de avaliar o cenário econômico e as perspectivas para o próximo ano.
Para o especialista da indústria da construção do Deconcic, Luis Fernando Melo Mendes, o setor retoma uma condição de otimismo que não era vista desde 2013, mesmo com algumas incertezas que toda troca de governo trazem em si mesmas. “Independentemente dos governos, o setor da construção está confiante, ainda que no último mês tem se percebido uma redução dos índices de confiança, porque esse otimismo está baseado no futuro”, explicou.
Para ele, o desafio do novo governo será elevar o nível de crescimento. "Nesse sentido a construção será fundamental para a recomposição dos investimentos”, acrescentou Mendes, que prevê aumento das dificuldades caso não haja crescimento da economia em patamar mais elevado do que o atual. Entre os fatores positivos do setor estão o elevado nível de financiamentos habitacionais e o crescimento dos fundings do mercado financeiro nos últimos 12 meses, como no caso de LCIs, CRIs e fundos imobiliários, entre outros instrumentos, que saíram de uma participação de 27% em setembro de 2021 para 35% em setembro deste ano.
Durante a reunião, também foram trazidas avaliações de outros setores:
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade