Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 19 de dezembro de 2022 por Mecânica de Comunicação

Vice-presidente da Sobratema participa do Santander Heavy Asset Rental Day

No dia 15 de dezembro, o vice-presidente da Sobratema, Paulo Oscar Auler Neto, ministrou palestra no “Santander Heavy Asset Rental Day”, evento organizado pelo banco Santander para investidores. O objetivo do encontro é traçar um panorama da locação de equipamentos pesados e avaliar as perspectivas do setor para os próximos anos. 

Auler Neto apresentou os dados do Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção e Mineração e trouxe o cenário do mercado de locação de máquinas do país. O setor fatura anualmente cerca de R$ 23 bilhões, o que equivale a 0,26% do PIB brasileiro. São aproximadamente 3 mil empresas com frota estimada em 40 mil equipamentos. 

Em sua explanação, o vice-presidente da Sobratema ponderou sobre os benefícios de locar equipamentos e também destacou o perfil do negócio, ressaltando a importância do atendimento ao compliance e aos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). A seu ver, o mercado ainda tem muito espaço para crescer, uma vez que em mercados mais maduros, como os Estados Unidos, percentual de penetração desse segmento é maior.

Para o cenário futuro, Auler Neto levou a sondagem com construtoras, locadoras e dealers feita pela Sobratema para composição do Estudo de Mercado. Essa pesquisa apresenta as preocupações, as oportunidades e as perspectivas desse mercado, bem como a visão de curto, médio e longo prazos para o mercado de máquinas. Para 2023, a expectativa é de um possível cenário desafiador, devido a alto dos juros, ao cenário econômico incerto, a economia mundial e o orçamento reduzido para a infraestrutura.

Por outro lado, há boas perspectivas nas áreas do agronegócio e na mineração, assim como a continuidade das concessões e de investimentos no setor imobiliário.

Também participaram do “Santander Heavy Asset Rental Day” como palestrantes, os representantes da Armac, Grupo Vamos, Mills e Volkswagen.