Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 15 de fevereiro de 2023 por Mecânica de Comunicação

Instituto OPUS da Sobratema retoma cursos presenciais de Rigger e Supervisão de Rigging

O Instituto OPUS de Capacitação Profissional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) retoma os cursos presenciais de Formação de Rigger e de Supervisor de Rigging em sua sede, em São Paulo.

O curso de Formação de Rigging será promovido entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, em São Paulo, e tem o objetivo de capacitar profissionais para elaborar e supervisionar o plano de içamento de cargas, a fim de obter produtividade, eficiência e segurança em toda a operação.

A programação conta com carga horária de 40 horas, com conteúdo relativo aos tipos, modelos e recursos dos guindastes, dimensionamento dos dispositivos de içamento, inovações tecnológicas, fatores operacionais, entre outros. O curso destinado à riggers, engenheiros, supervisores de rigging e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas ao içamento de cargas.

Em março, entre os dias 7 e 10, o Instituto OPUS promoverá o curso de Supervisão de Rigging, que visa capacitar os profissionais do setor para interpretar e supervisionar o plano de içamento de carga. Entres os assuntos a serem estudados estão: análises e prevenção de acidentes, princípios da física aplicada à operação de guindastes, efeito vento, leitura e interpretação do plano de rigging, seleção dos acessórios, requisitos operacionais, amarrações, entre outros.

Destinado para supervisores e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas ao içamento de cargas, o curso conta com carga horária de 32 horas e também trata de especificações das Normas Brasileiras (NBR) e Normas Regulamentadoras (NRs).

Além dos cursos na sede da Sobratema, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional também fornece cursos in company. Desde sua fundação, já formou mais de 9.000 colaboradores para mais de 600 empresas. Além do Brasil, foram realizados cursos na Venezuela, Líbia, Moçambique e República Dominicana.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial: http://www.opus.org.br/

Conheça a programação de cursos nos próximos meses:

Data

Curso

Local

27/2 a 3/3

Formação de Rigger

Sede da Sobratema

7 a 10/3

Supervisão de Rigging

Sede da Sobratema

10 a 14/4

Formação de Rigger

Sede da Sobratema

9 a 12/5

Supervisão de Rigging

Sede da Sobratema