Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 24 de abril de 2023 por Mecânica de Comunicação

Workshop mostrará novas formas de avaliar os custos dos equipamentos

Nesta quinta-feria, dia 27 de abril, a partir das 15h, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promove o Workshop Revista M&T, com o tema central “Novos Conceitos nos Custos dos Equipamentos”. Para participar do evento online, é só realizar a inscrição pelo site oficial

Com uma programação formada por quatro apresentações e um debate, o Workshop avaliará os custos que envolvem os equipamentos no ambiente das obras, pois novos parâmetros foram adotados com a evolução tecnológica das máquinas. A abertura ficará a cargo do engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema. 

A primeira palestra “Otimização dos custos dos equipamentos” será ministrada por Flavio Banchi, gerente de Negócios e Projeto da Assiste Engenharia de Softwares Técnicos, que abordará os custos fixos, como depreciação das máquinas, juros, taxas, operadores, e variáveis, como combustível, lubrificante, manutenção e pneus; a composição de custos com reparo e manutenção (CRM), os modelos matemáticos utilizados no estudo de CRM, e analisará o comportamento do CRM em diferentes equipamentos e a questão da renovação da frota. 

Na sequência, Amadeu Martinelli, sócio-diretor de Operações, Novos Negócios e Tecnologia da WPX Locações, fará a palestra “Análise de investimentos”, que versará sobre CAPEX, OPEX e ciclo de vida do equipamentos, além de avaliar o cenário entre alugar máquinas e comprar equipamentos. 

Logo após, na apresentação “Ações Preditivas”, Rodrigo Horvath, engenheiro de Serviços da Komatsu, e Thiago de Oliveira Santos, analista de Serviços da Komatsu, falarão sobre os conceitos de manutenção preditiva, mostrarão as ferramentas para prevenção de falhas, e farão uma poderação sobre o planejamento estratégico de manutenções. 

A quarta palestra sobre o Programa Custo-Horário de Equipamentos da Sobratema será proferida por José Luiz Passarelli Vicentini, diretor regional da Sobratema, que trará detalhes dessa ferramenta importante para avaliação de custos de um modelo de máquina ou de uma frota e para a precificação dos equipamentos em um determinado projeto. 

Anualmente, o Workshop Revista M&T elege um tema relevante e atual da área de equipamentos para que o público participante e o mercado atualizem seu conhecimento sobre tendências, novidades e tecnologias, que contribuirão para o planejamento estratégico das empresas e o dia a dia da operação com máquinas. O evento online conta com o apoio da Komatsu e da Unidas/Ouro Verde.