Publicado em 08 de outubro de 2022
Publicado: 08/10/2022 às 09h42min
As cidades inteligentes estão se reformulando para novas estruturas urbanas que valorizam o padrão de bem-estar da população. Estão sendo retirados espaços de veículos para criar ciclovias e ciclofaixas para o transporte com propulsão humana. Está sendo retirado espaços concretados para dar espaço para florestas urbanas. Menos chaminés e escapamentos veiculares e mais verdes nos espaços urbanos. Até os edifícios estão sendo harmonizados com a natureza e tudo isso tem um sentido de ser.
A arborização nas cidades traz inúmeros benefícios, como o sombreamento, a diminuição da temperatura, a redução da temperatura da superfície do asfalto, o equilíbrio do microclima, a retenção da poluição do ar, e a contribuição para melhorar o ciclo hidrológico em ambiente urbano. Os espaços urbanos estão sendo apropriados pelo verde, pelo lazer, pelo bem-viver. As florestas urbanas e a qualidade de vida nas cidades são prioridades em diversos lugares.
Embora o no mundo inteiro as cidades estão arborizando seus logradouros públicos, em Rondônia que faz parte da Amazônia, as cidades continuam com pouco sombreamento e com a cultura de cortar. Os efeitos da elevação da temperatura já são percebidos na queixa da população que vem reclamando do calor constante. As temperaturas na Capital rondoniense tem apresentado sensação térmica em média de quatro graus a mais do que é apontado nos termômetros. Nesse verão tivemos momentos com 40 graus ou mais somando a temperatura real com a sensação térmica que é o calor sentido
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade