Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 20 de julho de 2023 por Mecânica de Comunicação

Comportamento do mercado de máquinas no primeiro semestre e perspectivas para 2023 serão destacados no Webinar Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) realizará, na próxima semana, dia 27 de julho, a partir das 15h, o Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção, com o objetivo de apresentar o comportamento do mercado de máquinas no primeiro semestre e avaliar as perspectivas para o segundo semestre de 2023. Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse o Canal da Sobratema no Youtube.

O consultor Mario Miranda, coordenador do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, trará aos participantes do Webinar as atualizações das informações apresentadas em dezembro de 2022, que projetavam uma elevação da ordem de 4% nas vendas tanto de equipamentos para construção, como de máquinas da linha amarela (movimentação de terra).

Contudo, nos primeiros seis meses deste ano, a Sobratema estima uma desaceleração nas vendas da linha amarela. Mesmo assim, as perspectivas seguem positivas, uma vez que, historicamente, o segundo semestre sempre apresentou um melhor cenário para comercialização de máquinas. Outro ponto favorável é a expectativa de queda da taxa de juros, o que beneficia melhores taxas de financiamento. Além disso, os bancos das fabricantes têm trabalhado para favorecer o mercado.

Após a apresentação de Miranda, será promovido um debate com a participação da economista Andrea Bandeira, da Ex Ante Consultoria Econômica, Eduardo Lema, diretor da MILLS Rental, Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, e Leonardo Pinheiro Magalhães, engenheiro da Magalhães Junior Engenharia, que abordarão os pontos levantados na palestra, acrescentando avaliações do ponto de vista macroeconômico e da perspectiva de usuários de equipamentos. Com isso, os participantes terão uma visão ampla do mercado de máquinas para 2023.

Direcionado para todos os profissionais das áreas da construção, do rental, de equipamentos, fornecedores e prestadores de serviço, agentes públicos, investdiores e representantes de entidades setoriais, o Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção possui o patrocínio da Komatsu, John Deere, Grupo Tracbel, New Holland Construction e Volvo.