Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 27 de julho de 2023 por Mecânica de Comunicação

Produção de briquetes a partir de resíduos da agroindústria promove circularidade e beneficia meio ambiente

A produção de briquetes a partir de resíduos da agroindústria traz benefícios para o meio ambiente ao promover a circularidade e ao gerar energia de uma fonte renovável. Para a economia local, agrega valor com a fabricação de um produto de baixo custo e com alto poder calorífico, que pode ser utilizado em fornalhas e caldeiras em vários segmentos.

“Os briquetes possuem 4800 kcal/kg a 5200kcal/kg de poder calorífico superior e fornalhas e caldeiras tradicionais não estão preparadas para essa combustão. Assim, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, desenvolvemos uma tecnologia diferenciada de combustão que permitiu a construção de uma câmara térmica de combustão a altas temperaturas com custo competitivo. Foi uma grande conquista, já que a pirólise é um processo caro na geração térmica. Mas o briquete é uma matéria-prima barata”, explicou Joanilson Mattos de Oliveira, diretor da Green Valley, durante o BW Works SENAI – Empresas Inovadoras, uma iniciativa do Movimento BW, com o apoio do SENAI, transmitido no dia 26 de julho.

Os resíduos usados pela Green Valley são de várias fontes, vindos, principalmente, de cooperativas do Mato Grosso do Sul. Para Oliveira, esses resíduos se transformaram em matéria-prima para fabricação de um novo produto, agregando valor as cadeias de produção, redução de custos e menor geração de resíduos ao meio ambiente.

Durante o episódio Uso de Resíduos Agroindustriais para Produção de Briquetes, que contou com a apresentação de Luís Gustavo Delmont, especialista em desenvolvimento industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o diretor da Green Valley contou que a empresa está expandindo esse processo, ao utilizar também resíduos florestais, de madeira e podas de árvores para a produção de briquetes.

“Demos um grande salto e ampliamos nossa área de atuação, uma vez que os briquetes também podem ser fabricados a partir de resíduos de lodo das estações de tratamento de esgoto e resíduos de celulose. Com isso, ajudamos a eliminar passivos ambientais, o processo de descarbonização e a diminuição de resíduos na indústria”, finaliza Oliveira.

O Movimento BW é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) e procura estimular o uso de inovação e tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos, soluções e serviços sustentáveis, que reduzam a pegada ambiental das atividades humanas. Por isso, lançou, com o apoio do SENAI, por meio dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia, a nova série BW Works SENAI – Empresas Inovadoras no mês de maio.

O BW Works SENAI – Empresas Inovadoras contará com dez episódios que retratarão cases desenvolvidos pela indústria, em parceria com o SENAI. Esses projetos englobam segmentos como agronegócio, têxtil, alimentício, farmacológico, cosmético, de vidro, de filtros, de combustíveis renováveis, e foram realizados em diversas regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.

Institutos SENAI de Inovação

A inovação é parte estratégica para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos instrumentos para fomentar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em direção a soluções mais sustentáveis é a rede de Institutos SENAI de Inovação, com abrangência em todo o país.

Na última década, os 28 Institutos formaram uma equipe de 1.027 colaboradores (sendo 47% com mestrado ou doutorado) responsáveis pela execução de mais de R$ 1,9 bilhão, destinados a mais de 1.930 projetos. Todos desenvolvidos em parceria com cerca de 860 empresas industriais.

A rede foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.

Institutos SENAI de Tecnologia

Aliados ao desenvolvimento industrial, os 60 Institutos SENAI de Tecnologia oferecem serviços de metrologia e de consultoria que têm soluções para reduzir desperdícios e impactos nas práticas produtivas e na produtividade. A rede conta com equipe de 1,3 mil consultores capacitados em metodologias padronizadas e testadas, conectados em rede nacional para atendimento de demandas setoriais. Em 2022, foram executados 2,1 milhões de ensaios nos 232 laboratórios de serviços metrológicos em atividade.