Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 09 de agosto de 2023 por Mecânica de Comunicação

M&T Expo reforça a importância do mercado de máquinas para as áreas de mineração e florestal

A 12ª edição da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, tem apoiado e participado de importantes eventos dos segmentos que utilizam máquinas da linha amarela (movimentação de terra) e de elevação de cargas e pessoas, a fim de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e sustentável dessas áreas.

Em agosto, a 12ª edição da M&T Expo está presente na Expoforest, que começa nesta quarta-feira, dia 9, na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna – SP 255 – Km 39, no município de Guatapará, localizado a 45 km de Ribeirão Preto/SP, em uma área de 200 hectares de floresta de eucalipto clonal de 7 anos de idade, pertencente a Sylvamo. A expectativa é que a Expoforest 2023 reúna em torno de 300 empresas expositoras e receba cerca de 40 mil visitantes.

Também neste mês, entre 29 e 31, a M&T Expo participará da Exposibram, maior evento de mineração do Brasil e um dos mais relevantes da América Latina, que acontecerá em Belém (PA), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento tem o objetivo de aproximar a indústria mineral da sociedade, colocando a sustentabilidade no foco dos debates, e de reunir os principais players da mineração para debater sobre as perspectivas de negócios para a indústria mineral global.

Durante os dois eventos, os visitantes poderão conhecer mais informações sobre o que a Messe Muenchen do Brasil, organizadora da M&T Expo 2024, está preparando para a próxima edição da feira. “O mercado de equipamentos para a construção investe fortemente em tecnologia e inovação para aumentar a produtividade e a eficiência da operação e para diminuir o impacto ambiental das atividades da mineração, do manejo florestal e das obras. Nosso evento ressaltará esse desenvolvimento do setor, bem como trará o debate das questões fundamentais para a evolução contínua de toda a cadeia de produção e dos usuários finais”, afirma Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil.

Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), parceiro institucional para a realização da M&T Expo, analisa que, nos últimos seis anos, o mercado de máquinas para construção alcançou crescimento em suas vendas. “Ano passado, foi vendido um volume superior de quase 40 mil equipamentos da linha amarela (movimentação de terra) e parte dessas vendas está ligada aos mercados de mineração e florestal, que demandam esse tipo de máquina em sua operação. Desse modo, há muita sinergia no apoio e participação do evento nesses dois importantes encontros”.  

A M&T Expo conecta todo o mercado de equipamentos para construção e mineração, desde os principais fabricantes de máquinas da linha amarela, de elevação e movimentação de cargas, de concreto e pavimentação, indústrias de peças e componentes e fornecedores de serviços, passando por construtoras, mineradoras, indústrias, transportadoras até investidores, autoridades e representantes de instituições municipais e estaduais responsáveis pelas obras.

O evento contará com a Arena de Demonstração para a apresentação de equipamentos dos expositores ao vivo, simulando as condições de uso para que os compradores conheçam toda o potencial e as funcionalidades das máquinas. Na área de conteúdo, destaque para o evento “ESG na Construção e Mineração – As melhores práticas para a sustentabilidade aliada à competitividade”, em parceria com a Conexão Mineral e Conexão Construção. Enquanto o M&T Expo Capacita conectará o mercado, por meio do incentivo para o treinamento de profissionais para atender as diversas demandas do setor.

A M&T Expo apresenta o Prêmio + Sustentável by M&T Expo, com o objetivo de reconhecer e incentivar práticas responsáveis no setor de feiras de negócios e destacar os expositores que adotam soluções inovadoras. O prêmio visa também impulsionar toda a indústria de eventos a adotar práticas como a utilização de materiais sustentáveis, a redução da utilização de recursos naturais, a economia circular, o gerenciamento adequado de resíduos, a inclusão e diversidade, além da promoção da consciência ambiental entre os participantes.  

Para promover o mercado de máquinas para a construção para todo o país e divulgar a feira para um público diverso, a M&T Expo apresenta o Projeto 365, que já passou pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná, e tem o objetivo de estimular a interação entre os compradores e empresas. Nos próximos meses, o projeto deve passar ainda pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará. No âmbito internacional, o destaque será para os Road Shows, que terão início em novembro, visitando países como a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai.  

A 12ª M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, será realizada de 23 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo.

Saiba mais em: https://www.mtexpo.com.br/