Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 30 de agosto de 2023 por Mecânica de Comunicação

Programa Custo Horário de Equipamentos da Sobratema passa a contar com 1747 modelos

O programa Custo Horário de Equipamentos da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) recebeu uma nova atualização neste mês de agosto. Com isso, passa a contar com 1747 modelos de máquinas, um acréscimo de 19 novos modelos ante a última atualização, em fevereiro.

Referência para os profissionais e empresas do setor, o programa é um benefício exclusivo aos associados da Sobratema, que podem realizar a simulação dos principais custos por hora de cada modelo de equipamento, por meio da ferramenta Simulador de Custos, cujo diferencial é permitir a customização dos parâmetros e preços sugeridos para cada máquina.

A Sobratema disponibiliza ainda em site oficial uma tabela resumo com os valores médios das 125 categorias, divididas em 34 famílias de equipamentos. O acesso pode ser feito também por meio do QR Code disponível na Revista M&T tanto na versão impressa, como na edição online.

Entre os itens avaliados pelo programa estão: propriedade, manutenção, material rodante, combustíveis/lubrificantes, peças de desgaste e mão de obra de operação.  Cada parcela possui subitens para a composição do custo final, como por exemplo, horas trabalhadas por ano, vida útil, valor de reposição, valor residual, horímetro atual, entre outros, no item propriedade.

Para a atualização do programa Custo Horário de Equipamentos, a Sobratema realiza uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de máquinas do país.