Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de setembro de 2023 por Mecânica de Comunicação

Sobratema celebra 35 anos de atuação nas áreas de construção e mineração

A Sobratema comemora, nesta terça-feira, dia 12 de setembro, 35 anos de atuação para o crescimento dos mercados de equipamentos, da construção e da mineração. São diversos programas e iniciativas de cunho técnico, institucional, tecnológico, informativo e educacional, que fomentam conhecimento, relacionamento e parcerias estratégicas, resultando no desenvolvimento sustentável das empresas e das cadeias produtivas.

Ao longo deste ano, a associação tem realizado eventos de conteúdo para debater importantes temas para o mercado, que influenciam a produtividade e eficiência da operação e a competitividade do setor. O Webinar Sobratema trouxe avaliações dos especialistas em assuntos como mão de obra, inteligência artificial, metaverso, economia e venda de equipamentos. Ainda neste mês de setembro, será promovido um novo evento para tratar do avanço da conectividade no mercado de máquinas.

Já o Workshop Revista M&T, com o tema central Novos Conceitos nos Custos dos Equipamentos, foi realizado no dia 27 de abril, enquanto o Fórum de Infraestrutura Grandes Construções debateu o assunto Modais de Transporte: novos caminhos, no dia 24 de agosto. Os eventos estão disponíveis no Canal do Youtube da Sobratema e contam com mais de 35 mil visualizações.

Em dezembro, a Sobratema promoverá, através da sua Revista M&T, o Tendências no Mercado da Construção. Em sua 18ª edição, o evento será transmitido em seu site oficial e divulgará os dados inéditos do Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.

Para contribuir com a proteção do meio ambiente e a diminuição da pegada de carbono dos setores de sua atuação, a Sobratema mantém as atividades do Comitê de Sustentabilidade, sob coordenação do vice-presidente Silvimar Fernandes Reis. Além disso, tem buscado disseminar as iniciativas sustentáveis e fomentar o conhecimento e o debate sobre o tema, através do Movimento BW. Um dos destaques foi a série BW Works SENAI – empresas inovadoras, que contou com o apoio do SENAI, por meio dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia.

O Instituto OPUS de Capacitação Profissional disponibilizou em sua agenda cursos de Rigger, Supervisor de Rigging e de Movimentação de Carga para Técnicos em Segurança do Trabalho, na sua sede, em São Paulo, além dos cursos in company. A Sobratema também atualizou o Programa Custo Horário de Equipamentos para Construção e continuou o trabalho institucional, com a participação nos principais movimentos e iniciativas do setor, a fim de contribuir para a modernização da construção no país.