Publicado em 10 de agosto de 2010 por Vânia Susaki
Através de convite feito pela Odebrecht o Instituto OPUS ministrou o curso de Operador de Guindaste (móvel e grua) na Líbia. O Instituto ganhou credibilidade internacional depois que o país o escolheu como expert em treinamento
Através de convite feito pela Odebrecht o Instituto OPUS ministrou o curso de Operador de Guindaste (móvel e grua) na Líbia. O Instituto ganhou credibilidade internacional depois que o país o escolheu como expert em treinamento, já que o curso contou com 63 operadores (trainees e experientes), 20 sinalizadores e teve 45 dias de duração (14 de abril a 28 de maio). Foi criado um centro de treinamento, próximo ao aeroporto de Trípoli, que contava com a infra-estrutura necessária para o treinamento, incluindo os simuladores.
Segundo o instrutor Alexandre Bonfim de Camargo, “as aulas visavam mais a qualificação dos alunos do que apenas a certificação, houve uma troca de cultura e aprendizado, pois o nível de educação líbio difere bastante do brasileiro, tanto que como alguns alunos não sabiam matemática básica, eles tiveram que ser ensinados durante o curso”. Todas as aulas foram em inglês com tradução simultânea para o árabe, incluindo o material e os exercícios.
O intuito do governo líbio é de treinar em dois anos uma média de 600 operadores para concluir as obras do Aeroporto Internacional. Durante o curso houve visitas da mídia, dos ministros do trabalho e de representantes do governo e da Odebrecht – responsável pela construção do aeroporto. A próxima fase contará com 70 operadores e a expectativa é que esse treinamento se amplie por todo Oriente Médio.
“Este foi mais um desafio que o OPUS conseguiu atender, graças ao apoio de nossos clientes e parceiros que sempre nos instigaram a uma atuação internacional. Registro especial deve ser feito à Construtora Norberto Odebrecht, aos integrantes da Obra da Líbia e em especial à equipe da ODEQ que contribuiu para a concretização deste projeto” disse o diretor do Instituto Opus, Wilson de Mello Junior.
OPUS prossegue com curso na Líbia
O curso de operador de guindaste na Líbia, oferecido pelo Instituto OPUS, foi bem sucedido e fechou acordo para iniciar um processo similar no dia 28 de junho. O novo treinamento, também instruído por Alexandre Bonfim, conta com 60 colaboradores e terá duração de 45 dias. Há negociações para uma futura terceira edição.