Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de janeiro de 2011

Gestão de frotas – novo curso do OPUS

O Instituto OPUS realiza novo curso, Gestão de Frotas, para atender necessidade do mercado de construção pesada.

No último dia 13/12/2010 o Instituto OPUS realizou seu primeiro curso de Gestão de Frotas atendendo a várias solicitações de nossos clientes.

Segundo Wilson de Mello Jr – Diretor do Instituto OPUS , as empresas buscavam um curso sobre este assunto, porém, mais voltado para o mercado da construção pesada e devido  a agilidade e experiência do OPUS, foi possível formatar um curso para atender a esta demanda.

Esta primeira turma teve a participação de 16 profissionais oriundos de 12 empresas distintas, dentre elas : Exército Brasileiro, Odebrecht ,Escad, Serveng e Galvão.

O Objetivo do curso era que ao final, os participantes devessem ter adquirido conhecimentos essenciais para uma administração racional da frota, como: conceitos, técnicas e metodologias propostas para a gestão de frotas e abordadas de forma prática. O conteúdo do curso pode ser aplicado no dia-a-dia de trabalho dos participantes, resultando na redução de custos e no aumento da produtividade dos veículos e equipamentos da frota. A foto ilustra a primeira turma do curso, e abaixo o conteúdo das aulas ministradas:

 

1º. Dia

Apresentação

Introdução – Porque Controlar a Frota

Cap. I – Famílias de Veículos e Equipamentos

Cap. II – Controle de Frotas

Cap. III – Ciclo Gerencial de Transportes

Cap. IV – Gestão de Veículos / Equipamentos

Cap. V – Gestão de Motoristas / Operadores

Cap. VI – Gestão de Combustíveis

Cap. VII – Gestão de Lubrificantes

Cap. VIII – Administração da Manutenção de Frotas – 1ª. Parte

Exercício 1 – Orçamento de Manutenção

 

2º. Dia

Cap. VIII – Administração da Manutenção de Frotas – 2ª. Parte

Exercício 2 – Oficina Própria x Oficina Terceirizada

Cap. IX – Gestão de Pneus

Exercício 3 – Pneus

Cap. X – Estimativa de Custo Operacional – 1ª. Parte

Cap. X – Estimativa de Custo Operacional – 2ª. Parte