Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 14 de setembro de 2023 por Mecânica de Comunicação

Tecnologia de preenchimento de pneus fora de estrada amplia vida útil e promove a economia circular

A tecnologia é um grande aliado do meio ambiente. No caso dos pneus fora de estrada, uma solução desenvolvida nos Estados Unidos tem contribuído para ampliar a vida útil desse componente e para promover a economia circular, gerando redução de custos, economia de diesel, reciclagem e reaproveitamento dos materiais.

“A tecnologia de preenchimento 3S aumenta a segurança da operação, ao eliminar o risco de explosão e os problemas com furos e cortes, expandindo a disponibilidade do equipamento ao ampliar a durabilidade e o tempo de uso do pneu, e diminuindo custos com manutenção e calibragem. O pneu é utilizado até o fim da vida útil, ou seja, o fim da camada de borracha externa. Por meio da logística reversa, o componente retorna para que 60% dele seja usado para preencher outros pneus novos, fazendo com que o material retorne à cadeia produtiva, reduzindo o impacto ambiental”, explicou Bernardo Mazzulla Bissolotti, head de Serviços e Soluções da Gripmaster Tires, durante o BW Works Os benefícios do preenchimento 3S para pneu, uma iniciativa do Movimento BW, transmitido no dia 13 de setembro.

Segundo Wilker Fernandes Cardia, coordenador de Excelência Operacional Florestal da Suzano, as trocas de pneus com condição normal de operação chegavam ao ano, em média, entre 1300 e 1400. A partir do uso da tecnologia, a troca caiu para 164, em 2022. “Nesse sentido, tivemos um grande aumento de produtividade, pois diminuíram as paradas dos equipamentos”, explicou.

Ele contou ainda que pelo pneu não ter ar, não é necessário fazer a calibração, que é um fator importante no consumo de diesel. “Mesmo com um peso diferente pelo uso do elastômero, o que exigiu um estudo do comportamento do equipamento, posso dizer que houve uma economia de combustível”, destacou Cardia, que acrescentou que a solução fornece condições melhores para a equipe de manutenção realizar seu trabalho em campo, além de ser possível programar de forma mais assertiva essa manutenção.

Durante o BW Works, Bissolotti informou que a tecnologia é focada em operações severas e tem dois limitadores técnicos: o equipamento não pode ultrapassar a velocidade de 60 km/h e o pneu não pode ser exposto a temperaturas acima de 130°C. Atualmente, são 400 clientes que já aplicam essa tecnologia. A solução foi certificada com o selo verde do Instituto Internacional Chico Mendes.

Sobre novas tecnologias de pneus, Cardia adiantou que estão em fase de testes operação de equipamentos em áreas declivosas, com o uso da tecnologia somada às esteiras; e o desenvolvimento de uma linha de selante para pneus rodoviários. Outra iniciativa embrionária é a possiblidade de se ter uma máquina retornável, ou seja, utilizar os equipamentos em final de ciclo de vida para fazer novos equipamentos, a partir da engenharia reversa, o que diminuiria o uso de materiais novos.

O Movimento BW é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) e procura estimular o uso de inovação e tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos, soluções e serviços sustentáveis, que reduzam a pegada ambiental das atividades humanas.