Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Regulamento

O NÚCLEO JOVEM SOBRATEMA, tem orgulho de apresentar mais um projeto idealizado alinhado com os preceitos e esforços da organização em promover a evolução do setor da CONSTRUÇÃO, MINERAÇÃO E INFRAESTRUTURA do Brasil.


1.    DO CONCURSO E SEU OBJETIVO:

A PRIMEIRA EDIÇÃO DO DESTAQUE OPERADOR DO BRASIL,  é uma iniciativa inédita neste formato, com o objetivo de homenagear O OPERADOR ESPECIALIZADO EM ESCAVADEIRAS HIDRÁULICAS, por ser um dos equipamentos mais utilizados atualmente no setor, motivando sua busca por aprimoramento e desenvolvimento profissional.

Esta iniciativa gera a oportunidade para que todos os profissionais do país especializados neste segmento demonstrem suas habilidades e conhecimentos técnicos, qualitativos em diversas situações e cenários de obras.

Todo profissional deste segmento poderá participar CADASTRANDO-SE no site www.sobratema.org.br/destaqueoperador, informando sua experiência profissional e fornecendo dados sobre sua carreira.

O operador fará parte de um seleto grupo de profissionais reconhecidos pelo mercado nacional, além de receber prêmios especiais, que estão sendo preparados pelo Núcleo Jovem da Sobratema com o apoio dos seus patrocinadores.

1.1.    O presente concurso cultural tem caráter exclusivamente recreativo e cultural, de acordo com o disposto no artigo 3º, inciso II da Lei 5.768/71 e no art. 30 do Decreto 70.951/72. A participação neste CONCURSO é voluntária e gratuita, não estando vinculada à aquisição de qualquer bem, serviço ou direito. A participação neste CONCURSO não implica em qualquer ônus, de qualquer natureza para os participantes inscritos bem como para os participantes premiados ao final do CONCURSO.

 
2.    CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

2.1.    QUEM PODERÁ PARTICIPAR?

2.2.    Considera-se participante do Concurso todo aquele que realizar sua inscrição dentro do prazo e em conformidade com as normas estabelecidas neste Edital.

2.3.    Estão impedidos de participar do Concurso todos os integrantes da Comissão Julgadora, bem como seus parentes até o segundo grau.


3.    INSCRIÇÃO AO CONCURSO


4.    CRONOGRAMA E FASES DO CONCURSO:

4.1.    Cronograma
• FASE 1 – INSCRIÇÃO DO OPERADOR : 08 à 23/10/2018
• FASE 2 –PROVA ONLINE (Fase Eliminatória): 29 à 09/11/2018
o DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 13/11/2018
• FASE 3 – PROVA PRÁTICA (FINAL): 29/11/2018 às 13h
o LOCAL: M&T Expo (STAND CATERPILLAR)
• PREMIAÇÃO -29/11/2018 às 15h
o LOCAL: M&T Expo (STAND JOHN DEERE)

4.2.    FASE 1 - Inscrição do operador:

Todo profissional deste segmento poderá participar CADASTRANDO-SE no site www.sobragema.org.br/destaqueoperador, informando sua experiência profissional e fornecendo dados sobre sua carreira.

4.2.1.    Para inscrever-se, os participantes devem encaminhar a ficha de inscrição e do Termo de Cessão dos Direitos Autorais e de Imagem, disponíveis nos anexos I e II deste edital, ambos devidamente preenchidos e assinados. A inscrição é gratuita.

4.2.2.    As inscrições e os Termos de Cessão dos Direitos Autorais e de Imagem serão recebidos pela Comissão Especial no período de XX de outubro a XX de outubro de 2018, até às 17 horas, e deverão ser enviados para a Avenida Francisco Matarazzo, 404 - Conj. 401 – Água Branca – CEP 05001-000 – São Paulo – SP ou através do seu próprio e-mail para o endereço eletrônico sobratema@sobratema.org.br. A inscrição somente terá validade após a confirmação do recebimento por escrito pela Secretaria da SOBRATEMA.

4.3.    Não serão aceitas inscrições após o horário e período definidos no item 3.2.. 

4.4.    A assinatura do participante, na ficha de inscrição do concurso, implicará a sua aceitação plena das condições estabelecidas neste Edital.  


4.5.    FASE 2 – ELIMINATÓRIA EXAME ONLINE:

4.5.1.    Consiste em uma prova teórica, realizada via internet, de conhecimento operativo, em segurança e inspeção básica da máquina. Passarão para a próxima fase os cinco concorrentes que obtiverem o maior número de pontuação, desde que atinjam um mínimo de 75% do total de pontos válidos no exame. 

4.6.    FASE 3 – EXAME PRÁTICO (FINAL)::

O Núcleo Jovem Sobratema entende que o momento mais simbólico e marcante para apresentação deste  profissional destaque seja na feira M&T EXPO 2018, que será realizada entre os dias 26 e 29 de Novembro no São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo - SP.

Neste evento será feito o EXAME ELIMINATÓRIO FINAL, dos 3 (TRÊS) operadores que chegarem a esta fase.

4.6.1.    O exame final será realizado no dia 29 de Novembro no São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Vila Água Funda – SP., com a presença de um Júri Técnico qualificado designado pelos Organizadores, de um auditor Auditor que ateste o referido ato e representante do Ministério do Interior, que supervisionará e monitorará o cumprimento da Competição.

4.6.2.    O exame final consistirá em testes práticos de capacidade de operação segura e outras habilidades reais de operação do equipamento.

4.6.3.    Os participantes deverão, antes de se submeterem aos testes, apresentar sua identificação original e licença profissional em vigor.

4.6.4.    São irrecorríveis as decisões da Comissão Julgadora.  


4.7.    Divulgação dos Resultados e Premiação

4.7.1.    O resultado final do Concurso será anunciado no próprio dia 29 de novembro, até duas horas após o término dos exames finais, durante a M&T Expo.

4.7.2.    Os três participantes com melhor pontuação, além do reconhecimento no mercado nacional, receberão os seguintes prêmios especiais:

•    1º colocado: 
                Certificado;
                Curso OPUS - Gestão de ativos;
                Curso SCAD;
                Miniaturas de máquinas;
                Brindes diversos;

 •    2º colocado: 
                Certificado;
                Curso OPUS - Gestão de ativos;
                Curso SCAD;
                Brindes diversos;

 •    3º colocado: 
                Certificado;
                Curso OPUS - Gestão de ativos;
                Curso SCAD;
                Brindes diversos;

Obs.: Todos os operadores classificados receberão um certificado.


5.    Disposições Finais

5.1.    Os casos omissos neste Regulamento serão analisados pela Comissão Julgadora.

5.2.    A participação no presente Concurso caracteriza, por si, a aceitação, por parte dos participantes, de todos os termos e condições estabelecidos neste Regulamento.

5.3.    A SOBRATEMA poderá cancelar o concurso de que trata este edital, em razão de caso fortuito ou de força maior e também por insuficiência de inscrições, a seu critério, sem que isso importe em qualquer direito indenizatório.

5.4.    Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, ficam revogadas as disposições em contrário. 
 

São Paulo, 10 de outubro de 2018.