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Publicado em 27 de junho de 2024 por Mecânica de Comunicação

Ludicidade pode contribuir para a aprendizagem sobre temáticas ambientais no ensino médio

A Educação Ambiental é um tema transversal, que deve ser abordado desde as séries iniciais até o Ensino Médio em todas as disciplinas de estudo, sendo de fundamental importância para desenvolver o pensamento crítico em relação às atitudes que levaram à degradação dos ambientes, além do que pode ser feito para a mitigação e preservação.

Nesses sentido, o Ensino Médio Integrado, como formação unificada, tem a função de aglutinar a educação básica com uma formação técnica, o que corrobora para o desenvolvimento de uma prática que contempla construir habilidades para o trabalho e para o protagonismo em sociedade.

Desse modo, urge a necessidade de se conhecer a percepção acerca do tema Meio ambiente no Ensino Médio Integrado, tendo em vista que essa etapa escolar necessita provocar no sujeito o senso crítico e proporcionar uma formação integral, através da qual o estudante possa se tornar dinâmico e transformador de sua realidade. É no Ensino Médio que as habilidades adquiridas durante a trajetória escolar precisam ser consolidadas, para que o indivíduo possa ter condições de resolver os problemas do seu meio.

Isso inclui a vivência de situações didáticas que contemplem o meio ambiente em sua complexidade, promovendo o diálogo e a autonomia para enfrentamento perante os problemas socioambientais vigentes, buscando uma maior racionalidade na relação com esse meio. E dessa forma, corroborando para a realização de uma educação pautada na consciência sobre como equilibrar o desenvolvimento tecnológico e a manutenção da natureza, já que a mesma possui um valor imensurável enquanto potencializador de mentes capazes de transformar o mundo.

Vivemos em uma sociedade midiática onde as tecnologias da informação, quando bem direcionadas, podem agregar valor ao processo de ensino aprendizado. A escola precisa provocar um diálogo entre os eixos que constituem o currículo para que de fato o discente, ao final do curso, detenha subsídios para viver em sociedade, promovendo cada vez mais a ocorrência de ambientes emancipatórios de forma responsável.

Nesse contexto, as atividades lúdicas muito podem contribuir com uma aprendizagem de qualidade como estratégia didática para propagar e evidenciar temáticas ambientais. O indivíduo é posto a uma situação de compromisso, esforço, trabalho e até frustração. Além disso, as relações interpessoais são aguçadas na medida em que os alunos são motivados a buscar um bem em comum, excitando o convívio e companheirismo.

A partir desses momentos de diversão e aprendizado, pode-se ainda promover discussões em relação à crise ambiental por que passa a humanidade, onde o aluno é movido a se posicionar diante do contexto. É relevante que se possa associar o conteúdo em questão à vida do estudante e nada mais prazeroso do que articular Educação Ambiental, diversão e conhecimento.

Discorrer sobre Educação Ambiental e sua importância no cenário educacional se faz cada vez mais necessário perante a crise ambiental em que vivenciamos causada diretamente pelo consumo capitalista. Estar pesquisando sobre temáticas socioambientais constitui a mola propulsora para que as instituições de ensino possam estar articulando estratégias de gestão que integre docentes, discentes e comunidades escolar como um todo na produção e disseminação de atitudes sustentáveis.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Ludicidade e educação ambiental: uma proposta pedagógica no ensino médio integrado do IFBA - Campus Euclides da Cunha, defendida por Juliana Freire Santos Novaes de Sá, no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, da Universidade Estadual de Feira de Santana, sob orientação da professora Joselisa Maria Chaves e coorientação do professor Carlos César Uchôa de Lima.