Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 16 de agosto de 2012 por Mecânica de Comunicação

Conceito de sustentabilidade chega à construção de moradia popular

A sustentabilidade é uma preocupação recorrente das construtoras, imobiliárias e incorporadoras. Cada vez mais, é possível encontrar empreendimentos com esse conceito, os chamados "verdes", que priorizam a racionalização e a economia de recursos naturais, bem como a qualidade de vida de quem mora ou trabalha nesses locais. Esse conceito, considerado prioritário por parte da sociedade, está chegando também à construção da moradia popular. 

O governo do Estado de São Paulo, por exemplo, colocou em ação um programa de urbanização planejada do litoral paulista, visando uma ocupação ordenada dessa área, sobretudo aqueles locais de preservação ambiental que, futuramente, deverão receber muitos trabalhadores por conta da exploração da camada do pré-sal. 
 
                Crédito: Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo 
 
 
Denominado Programa Serra do Mar, prevê a remoção de moradores instalados em áreas de risco ou de preservação ambiental, regularização fundiária de núcleos e reassentamento de pessoas, principalmente na Baixada Santista e Litoral Norte paulista. As moradias estão sendo construídas seguindo parâmetros sustentáveis, que incluem aspectos relacionados a ventilação e iluminação dos imóveis. Inclusive, cabe ressaltar, que alguns dos projetos já foram reconhecidos como inovadores por organismos internacionais.  
 
Para a realização e ampliação do programa, a CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo se aproximou dos empresários da área de construção, no sentido de absorver novas tecnologias construtivas. A aproximação foi tão proveitosa que, no recente evento de lançamento da Construction Expo 2013, ocorrido no dia 9 de agosto, Fernando Chucre, assessor da Secretaria de Estado da Habitação e coordenador do Programa, anunciou uma parceria para a montagem de um dos salões temáticos da exposição, que será o Salão da Sustentabilidade, onde serão demonstradas as várias soluções aplicadas nas obras do litoral paulista. A Construction Expo 2013 ocorrerá de 05 a 08 de junho no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo.