Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 04 de outubro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Amanhã será melhor?

Existe uma grande confiança entre construtoras e locadoras de equipamentos no sentido de que 2013 será um ano bem melhor que 2012. Essa foi uma das principais conclusões da sondagem feita pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção em setembro, como parte do Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos de Construção.
 
Crédito: Revista M&T 
 
Foram ouvidas 29 empresas, principalmente grandes e médias, com sedes em várias capitais e atividades em todo o território nacional. O sentimento era de muita esperança com o impacto das medidas anunciadas pelo Governo Federal, com foco nas concessões para o setor de infraestrutura, a fim de estimular o setor. A maioria – 72% da amostra – acreditava que haverá um “grande impacto” para o setor de construção, mas somente em 2013. Quase ninguém previa impacto rápido o suficiente para salvar 2012. E para quatro empresas uma companhia achava que o pacote teria pouco ou nenhum impacto, nem agora, nem no ano que vem.

Outro ponto marcante do levantamento foi a natureza dos gargalos identificados pelas empresas, que impedem o melhor desempenho do setor. Os problemas identificados em 2011 permanecem os mesmos – falta de mão de obra especializada, custo de mão de obra e atraso em obras, por conta, principalmente, dos atrasos com licitações, licenciamentos, e na liberação de verbas. 

Metade das empresas relatou, ainda, ter comprado menos equipamentos de que o esperado em 2012, e com alguma tendência de queda de preço.