Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

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Publicado em 22 de fevereiro de 2013 por Mecânica de Comunicação

Treinamento intenso e as estruturas de cabines salvam vidas nos canteiros de obras

Por Edimilson Sabino*
 
Crédito foto: Volvo 
No final da década de 1980, em função do elevado índice de acidentes envolvendo operadores de máquinas usadas no setor da construção e de mineração, os fabricantes desenvolveram cabines especialmente projetadas para proteger os trabalhadores. Surgiram então cabines com estruturas reforçadas para proteção contra tombamentos dos equipamentos e também para impedir a queda de objetos na cabeça do operador. São as chamadas cabines ROPS e FOPS, siglas das abreviações Roll Over Protective Structure e Falling Objects Protective Structure.
 
Por melhor que sejam essas cabines e por mais avançada que seja a tecnologia utilizada pelos fabricantes na sua concepção e construção, sua utilidade pode ficar comprometida se o operador não estiver adequadamente treinado e orientado a adotar, rotineiramente, alguns procedimentos básicos. De início, ele tem de se conscientizar de que ao entrar no equipamento tem de afivelar o cinto de segurança. Além disso, antes de iniciar a operação tem de fechar a porta da cabine e mantê-la assim o tempo todo. Isso pelo simples fato de que, num tombamento ou num movimento mais brusco, ele será jogado para fora do equipamento, com a possibilidade de ser atropelado por ele - não são raros os depoimentos nesse sentido.
 
Além disso, é fundamental que tanto o operador, quanto os responsáveis pelo canteiro de obras fiquem atentos sempre às condições de conservação dos itens de segurança existentes nos equipamentos, pois um cinto de segurança em mal estado ou com prazo de validade expirado não protege o trabalhador. Todos esses conceitos e cuidados são passados cotidianamente pelos instrutores do Instituto Opus nos inúmeros cursos e treinamentos que são ministrados rotineiramente em todo o País.
 
* Edimilson Sabino é instrutor do Instituto Opus