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Publicado em 18 de abril de 2013 por Mecânica de Comunicação

Obras de mobilidade urbana para a Copa 2014 movimentam área de construção

Embora as obras dos estádios para Copa de 2014 despertem mais a atenção da população e dos governantes, a construção, reforma ou modernização de vias de acessos às arenas também são fundamentais para a realização do evento. Obras de acesso aos estádios, alargamento de avenidas, implantação de corredores de ônibus ou de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) se espalham por todas as 12 cidades que serão sede de jogos da Copa. Além de decisivas para o bom andamento da competição, tais obras também ajudam a movimentar o setor da construção e de infraestrutura. 
 
Crédito: Prefeitura de Fortaleza e Portal 2014 
 

A torcida agora, tanto das construtoras, quanto da sociedade em geral é para que se consiga acelerar os processos de liberação de documentações, desapropriações e licenças ambientais específicas para cada um dos projetos. São esses os principais obstáculos para que as obras deslanchem no ritmo necessário para atender os prazos. Outro empecilho recorrente nesse processo é certa falta de integração entre os parceiros envolvidos, principalmente entre as instâncias do governo federal com as dos governos estaduais e municipais, já que, especialmente em questões de mobilidade urbana, todos são envolvidos. 
 
A previsão atual de investimentos para obras de mobilidade urbana para Copa 2014 está estimada em R$ 8,9 bilhões. Somado a isso, o programa “Mobilidade Urbana e Trânsito”, coordenado pelo Ministério das Cidades, terá disponível um orçamento de R$ 1,8 bilhão, conforme Projeto de Lei Orçamentária Anual 2013. Caso todos os projetos sejam, ao final, liberados e executados, a sociedade será a grande beneficiada, uma vez que avenidas, corredores de ônibus e melhorias gerais no fluxo, sobretudo do transporte coletivo formarão uma infraestrutura que deve se constituir no principal legado da competição para o País.