Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 04 de abril de 2014 por Mecânica de Comunicação

Um bom projeto evita problemas ambientais e acelera a liberação da obra

O consultor ambiental Fernando Kertzman, diretor geral da Geotec, entende que os riscos ambientais envolvidos em uma grande obra podem ser minimizados se o projeto da construção for elaborado juntamente com os estudos ambientais. A seu ver, dessa forma, se consegue maior sustentabilidade do empreendimento, seja na fase de obras e também na posterior operação e funcionamento. Outras de suas análises estão na sequência: 
 
Foto: Revista Grandes Construções 
Quais são os principais riscos ambientais existentes em grandes obras? 
Fernando Kertzman – Os riscos ambientais mais frequentes em grandes obras são: o corte de vegetação e o consequente impacto sobre a flora e a fauna; risco de erosões e enchentes provocados pela terraplenagem; a mudança de cursos de água e drenagens, que pode afetar peixes. Há ainda ruído da circulação de máquinas, a possibilidade de acidentes com produtos químicos e a modificação nos acessos existentes, que perturbam as comunidades no entorno das obras.
 
Como esses riscos podem ser minimizados?
Fernando Kertzman – Estes riscos podem ser minimizados na fase de estudos, do projeto e do licenciamento ambiental. Um bom projeto de obra deve ser elaborado conjuntamente com os estudos ambientais. Dessa forma, se consegue maior sustentabilidade do empreendimento, seja na fase de obras e também na posterior operação e funcionamento.
 
Quais as responsabilidades das construtoras? 
Fernando Kertzman – As construtoras são as responsáveis diretas por eventuais danos ambientais provocados durante as obras. São os equipamentos das construtoras que fazem os desmatamentos, drenagens, barramentos e demais intervenções obras que podem provocar os danos. Num eventual crime ambiental, a construtora é diretamente responsabilizada. 
 
Como elas podem compensar eventuais imprevistos ambientais?
Fernando Kertzman – Durante as obra, a construtora pode implantar Programas de Gestão Ambiental e estabelecer procedimentos e evitar gerar passivos e multas. A prevenção é uma atribuição das construtoras. A compensação de eventuais imprevistos se configura num importante risco. Eventuais problemas com contaminação do solo, erosões e assoreamentos de lagoas, o corte de vegetação não autorizado e demais infrações ambientais tem tido alto custo não só em razão das multas, mas principalmente da recuperação das áreas degradadas. A paralisação de obras por embargos ambientais são um risco econômico e de imagem importante.

Quais os principais aspectos que devem ser considerados para a obtenção da licença ambiental?
Fernando Kertzman – É importante prever um prazo longo, em geral de mais de um ano, para obtenção dos documentos e autorizações. Um estudo ambiental bem elaborado vai permitir uma analise mais rápida pelos órgãos de licenciamento. Evitará ainda a perda de tempo e prazos com a reelaboração de estudos, reduz problemas com as comunidades e as audiências públicas. A licença ambiental de uma grande obra é o resultado de um projeto bem elaborado, que considerou as variáveis ambientais desde sua concepção e que de fato apresenta ganhos sociais e ambientais.
 
O consultor Fernando Kertzman será um dos palestrantes do Sobratema Workshop, marcado para o dia 8 de abril, que debaterá o tema Gestão de Riscos nas Obras - Desafios e Soluções e deve atrair a atenção de engenheiros, empresários, técnicos e profissionais do setor da construção.