Publicado em 24 de abril de 2014 por Mecânica de Comunicação
Pós-venda segue como um dos grandes diferenciais dos fabricantes de equipamentos
A área de pós-venda vem recebendo investimentos importantes em decorrência de sua importância para a rentabilidade e a competitividade dos fabricantes de equipamentos no mercado de construção e mineração nacional. Na avaliação de Yoshio Kawakami, sócio-diretor da Raiz Consultoria, a parte “hard” (estrutural) está mais equalizada entre as grandes marcas, com isso o lado “soft” (suporte ao cliente e tecnologia) passa a ser valorizado, sendo um diferencial importante para o fabricante. Outras de suas análises estão na sequência:
Qual sua opinião sobre os serviços de pós-venda de equipamentos oferecidos no mercado nacional?
Kawakami: Com a proliferação de marcas, ampliação de portfólio dos fabricantes e dificuldades de formação de mão-de-obra, o desafio é maior e equivale dizer que nem sempre os clientes encontram facilidades. As grandes marcas continuam oferecendo bons serviços, através de rede capacitada.
Qual a importância da área de pós-venda para a competitividade dos fabricantes de equipamentos?
Kawakami: O pós-venda segue sendo um dos grandes diferenciais dos fabricantes de equipamentos. Não há equipamento que não necessite de manutenção e de reparos, de vez em quando. São máquinas submetidas a esforços elevados e regimes de trabalho muito intenso, em locais com dificuldade para uma boa gestão da manutenção. O pós-venda é também uma fonte de receita importante para o negócio do fabricante, crescente na medida em que a população da marca aumenta no mercado.
Quais as tendências de inovações nesse setor que estarão no mercado nos próximos anos?
Kawakami: No topo da escala da sofisticação técnica, segue crescendo as alternativas de monitoramento remoto da frota, gestão da frota para proporcionar a máxima disponibilidade do equipamento para a produção e máxima produtividade, sistemas de interação com o operador e sistemas inteligentes que capturam informações e "aprendem" com o operador. As informações servem para reduzir os imprevistos através de predição e prevenção para minimizar os custos e os recursos à disposição da frota.
Quais as características e requisitos para uma empresa alcançar a excelência na área de pós-venda?
Kawakami: Os aspectos mais apontados pelos usuários como fundamentais na prestação de serviços são basicamente dois: tempo de resposta à solicitação do serviço e qualidade do serviço prestado.
Kawakami será um dos palestrantes da M&T Peças e Serviços Congresso, que acontece entre 4 a 5 de junho, simultaneamente à M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, marcada de 3 a 6 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes.