Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 16 de maio de 2014 por Mecânica de Comunicação

Os desafios e perspectivas da área de locação de equipamentos para construção

O cenário do mercado de locação de máquinas e equipamentos utilizados em construção apresenta boas perspectivas de crescimento em função da manutenção de certo ritmo de crescimento do setor de forma geral e, em particular, no tocante às obras de infraestrutura. Apesar dessas expectativas favoráveis, existem alguns obstáculos. O principal desafio enfrentado atualmente pelo seguimento de rental está centrado no tocante a incerteza em relação à continuidade dos investimentos públicos. Não se sabe ao certo qual o fôlego do crescimento da área de construção e, por consequência, da demanda por locação. 
 
                                Crédito: Revista M&T  
 
Para contornas os desafios enfrentados pelo segmento, a alternativa das empresas que atuam na área é aprimorar a prestação de serviços e intensificar a aproximação com os usuários dos equipamentos, de forma a conhecer melhor suas necessidades para atendê-las. Associado a tais ações, uma estratégia adicional é afinar o foco do seu negócio, por meio da melhor definição do nicho de mercado a ser explorado ou da opção de se especializar no atendimento de uma região específica que ofereça maiores e melhores opções de negócios. 
 
Além dos desafios, o segmento enfrenta ainda uma série de riscos, incluindo os financeiros, os operacionais, os políticos e os macroeconômcios. O que o segmento tem a seu favor é a percepção, cada vez mais presente na construção, dos benefícios que locação de equipamentos traz para as obras na forma de ganhos de produtividade, a segurança e de redução de custos. 
 
Todos esses temas estarão em debate no ciclo de palestras programado para o 2º Congresso Nacional de Valorização do Rental, que será promovido no dia 4 de junho, durante a M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, que será realizada no no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo.  Além da visão que o cliente tem do rental, da situação do segmento em outros países, do impacto do transporte na locação, o evento ainda abordará as possibilidade de criação de valor para o mercado.