Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 23 de maio de 2014 por Mecânica de Comunicação

Capacitação de operador ajuda na melhoria da produtividade nos canteiros de obra

Um operador treinado e melhor capacitado possibilita uma operação mais produtiva e segura das máquinas e equipamentos utilizados em grandes obras nas áreas da construção civil e de infraestrutura. Assim como ocorre em toda atividade que requer uma perfeita interação entre homem e máquina, um constante processo de capacitação da mão de obra tende a proporcionar uma operação menos sujeita a manobras improvisadas o que garante, além de maior segurança e conforto para o operador, um funcionamento mais condizente com as recomendações do fabricante, resultando em menor consumo de combustível e maior durabilidade e confiabilidade do próprio equipamento.
 
      Fotos: Instituto Opus

 
Adicionalmente a todos esses efeitos positivos, um eficiente programa de capacitação ainda contribui para o melhor andamento das obras no canteiro, que ganha mais em produtividade, já que tende a ter menos interrupções decorrentes de falhas operacionais. Com isso, há também um consequente aumento da rentabilidade para as construtoras. A necessidade de melhor capacitação tem crescido também em razão da maior demanda por operadores nas obras, que estão mais mecanizadas.
 
Outro fator que estimula a contínua formação é o fato de haver, cada vez mais, equipamentos altamente sofisticados, com inúmeros recursos tecnológicos e eletrônicos, que requer um profissional de grande habilidade com essas novas tecnologias. Os cursos e treinamento também tiveram de se sofisticar e envolveram metodologias com modernas métricas que ratifiquem os benefícios do treinamento para as corporações. Outra exigência que começa a ganhar terreno no setor da construção é a importância de se ter a certificação para garantir que os profissionais foram realmente qualificado.
 
Esses e outros aspectos relacionados com o tema da capacitação serão debatidos durante o Seminário Instituto Opus – Otimização de resultados através da gestão produtiva de equipamentos e mão de obras qualificada, que será promovido no dia 4 de junho, das 14h às 17h45, durante a  M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, que será realizada no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo.  Além da apresentação de cases sobre capacitação profissional, o evento ainda tratará de parâmetros para medir a produtividade e da importância da certificação.