Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de junho de 2014 por Mecânica de Comunicação

Usuários de equipamentos valorizam o uso de peças originais

Uma sondagem realizada com empresas do segmento de construção constatou que a preferência por peças originais no momento da reposição é valorizada. Nada menos que 71% dos usuários de equipamentos para o setor preferem ou exigem peças originais na hora da troca. Uma ligeira tendência apresentada pelo levantamento é que empresas de maior porte exigem ou preferem peças originais.
 
   Fotos: Marcelo Vigneron 
 

Outra constatação feita pela sondagem é de que o preço não é o fator decisivo na hora da manutenção dos equipamentos. Apenas 14% dos entrevistados relacionaram preço alto como dificuldade para a obtenção de peças.

No caso de material de desgaste e de material rodante, 44% das empresas preferem ou exigem material original na hora da troca. Isso significa que das empresas que exigem ou preferem peças originais, mais da metade aceitam material de fontes alternativas conhecidas. 

Sobre o uso de material importado de marcas não conhecidas, o levantamento apontou que 81% não experimentaram utilizá-las contra 19% que já as usaram. Há, ainda, a ligeira tendência de que as grandes empresas que ainda não experimentaram material importado de fontes novas, mas estão avaliando a possibilidade, são menores do que aquelas que não pretendem.

Por fim, a sondagem questionou as empresas sobre a contratação de serviços de recuperação e 49% afirmaram que exigem ou preferem os serviços oferecidos por fabricante ou representante oficial. 

Inédita, a sondagem foi encomendada pela Sobratema e realizada pelo consultor Brian Nicholson. A divulgação foi promovida durante a M&T Peças e Serviços Congresso em seminário intitulado O Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção – Tendências