Publicado em 31 de julho de 2014 por Mecânica de Comunicação
Pisos de concreto de alto desempenho ganham espaço na construção civil
Gradativa, porém constantemente, vem crescendo as vendas do segmento de pisos de alto desempenho de concreto utilizados em áreas onde há operações industriais, comerciais, de logística, portuária ou aeroportuária. Estimativas indicam que a demanda anual pode chegar a casa de 43 milhões de m² de pavimentos. Além da expansão decorrente do crescimento de obras no país, outro fator que tem estimulado essa área é o maior número de projetistas que especificam esse tipo de piso em seus projetos. Há uma estimativa de que já chega a 20 milhões de m² de pisos de alto desempenho projetados. Em 2000, esse número não passava de 5 milhões.
Fotos: Revista Grandes Construções
A principal característica desse tipo de piso está ligada a índices de nivelamento, resistência a ataques mecânicos e químicos, que normalmente são considerados por engenheiros e projetistas na hora de fazer o projeto de uma obra. Em termos de aplicação, geralmente esses pisos são instalados diretamente apoiados no terreno ou sobre estacas, quando o solo não tem capacidade de suportar as cargas futuras que deverão ser suportadas. Em termos de reforço estrutural que os pisos possuem, eles podem ser reforçados com fibras (metálicas ou sintéticas), protendido ou em concreto simples, sendo este último o menos comum para obras industriais.
Já em termos de locais onde esse tipo de piso é mais recomendado são: áreas industriais com grande trânsito de caminhões pesados ou empilhadeiras, pátios em geral, estacionamentos, áreas portuárias ou aeroportuárias, indústrias químicas ou alimentícias em razão da presença de agentes químicos, etc. No que diz respeito a avanços tecnológicos, a tendência mundial é no maior uso de concretos com aditivos expansores, que possibilitam maior resistência das peças, o que significa maior durabilidade do piso e redução ou até eliminação da ocorrência de fissuras após a instalação. Informações e dicas sobre o mercado e as inovações no mercado de concreto podem ser encontradas mensalmente na revista Grandes Construções.