Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 08 de outubro de 2014 por Mecânica de Comunicação

M&T EXPO chega aos 20 anos e se consolida como maior evento do segmento

Idealizada pela Sobratema, a M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção completará 20 anos na edição de 2015. Promovida pela primeira vez entre os dias 16 e 20 de setembro de 1995, a feira foi realizada na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, e recebeu o nome de I Mostra de Manutenção, Equipamentos & Tecnologia Aplicada. Na ocasião, o comitê organizador da feira era comandado pelo engenheiro Afonso Mamede, atual presidente da entidade. A edição inaugural da feira recebeu 7.500 visitantes, contou com 70 expositores, representando 95 marcas.

  

Nesse tempo todo, a exposição teve uma grande evolução, se consolidou como o maior evento de negócios do setor na América Latina e uma das principais feiras do segmento em nível mundial, além de ter contribuído para o desenvolvimento do setor, ao apresentar novas tecnologias e fomentar a realização de negócios. Com uma trajetória de constante crescimento, a feira alcançou, na edição de 2012, números recordes, com 1.042 marcas expostas e cerca de 3.500 equipamentos apresentados por 494 expositores, nacionais e internacionais. No total, a M&T EXPO atraiu um público qualificado de 54.597 profissionais, executivos e empresários do Brasil e do exterior. 

Com tudo isso, a percepção é unânime: a M&T EXPO é hoje a principal vitrine para os lançamentos e inovações tecnológicas em equipamentos para construção e mineração na América Latina. Em função disso, toda a campanha de divulgação da edição de 2015 estará baseada no fato de a exposição ser um polo agregador de tecnologias, inovações e negócios. Além disso, a comemoração dos 20 anos de realização da feira também será enfatizada durante os preparativos para a realização do evento bem como nos cinco dias de feira. 

Outro ponto a ser enfatizado nesses 20 anos é o pioneirismo que marcou da M&T EXPO. Em 2012, por exemplo, a feira utilizou o credenciamento eletrônico por chip, que possibilitou obter, em tempo real, o número exato e até a localização dos visitantes que participaram do evento. Em termos de sustentabilidade, a feira também demonstrou estar na vanguarda, graças a um plano ambiental que englobou uma série de iniciativas, incluindo a concessão de um selo ambiental para os expositores que comprovaram a prática de atividades que reduzissem as emissões de poluentes decorrentes das ações realizadas durante e após a M&T EXPO.