Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 27 de novembro de 2014 por Mecânica de Comunicação

M&T Expo: 20 anos ajudando a alavancar a produtividade nos canteiros de obras

Desde sua primeira edição, realizada em 1995, a M&T Expo – Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e Mineração tem se consolidado com o mais importante evento latino-americano para a disseminação dos avanços tecnológicos incorporados pelos fabricantes desse tipo de equipamento. Um exemplo é a tendência da utilização de equipamentos com cabine fechada, que surgiu numa das edições da feira e hoje se tornou padrão no mercado. 
 
Fotos: M&T EXPO 2009 / M&T EXPO 2012
 
Outros exemplos de movimentos apresentados inicialmente na M&T Expo são as novidades tecnológicas em sistemas hidráulicos, linhas de transmissão e motorização. Todo esse conhecimento propiciado pela exposição tem refletido diretamente no aumento de produtividade das operações nos canteiros de obras nas áreas de mineração e construção. 
 
Graças à tecnologia mostrada na feira, os empresários dessas duas áreas conseguiram ter acesso a equipamentos de maior potência e cujo desempenho aprimorado repercute em redução de custos, melhoria operacional, diminuição da manutenção, menor desgaste do operador e também redução do impacto ambiental. Isso sem mencionar a oportunidade que o visitante teve de conhecer, em primeira mão ao longo desses 20 anos de realização da feira, equipamentos como escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras articuladas, equipamentos compactos, minicarregadeiras, entre outros.
 
Além desses fatores, a feira também funciona como um importante termômetro que ajuda os empresários dos segmentos de construção e mineração a mensurar o ânimo dos mercados. Tal característica ganha ainda mais peso e importância em momentos de incertezas econômicas ou conjunturais. Há ainda as possibilidades de se conhecer novas formas de se fazer negócios e até a descoberta de novos nichos de mercado para oportunidades de expansão. 
 
É com toda essa trajetória de realização que a M&T EXPO realiza uma nova edição. Programada para acontecer entre os dias 9 e 13 de junho de 2015, reunirá os principais fabricantes do segmento de equipamentos para construção e mineração no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a nova denominação do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.