Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 05 de fevereiro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Programa ajuda a aprimorar os pequenos fabricantes de blocos de concreto

Um programa simples, baseado em encontros de empresários e técnicos de empresas que fabricam blocos de concreto, tem dado bons resultados: há casos de empresas que conseguiram aumentos de até 60% na produtividade. Fruto de uma parceria entre o Sebrae e a ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, o programa consiste em oferecer cursos gerenciais e técnicos, com o objetivo de inovar e melhorar a qualidade do produto final, além do aumento da competitividade dos artefatos, bem como a ampliação do relacionamento com toda a cadeia da construção civil. 
 
 

Denominado PDE – Programa de Desenvolvimento Empresarial, o programa completa oito anos de existência e auxilia na melhoria de gestão das empresas, cuja grande maioria é formada por micro e pequenas empresas. Presente atualmente em 15 estados, o PDE promove a troca de experiências e conhecimentos por meio de oficinas gerenciais, cursos técnicos de produção de blocos e consultorias especializadas. Para avaliar o desempenho das empresas são realizados diagnósticos da gestão e dos avanços da qualidade. Em muitos casos, a empresa é preparada para obter selos de qualidade. 

Outro foco de atenção do programa é a participação dos empresários e técnicos em eventos relacionados com alvenaria estrutural, intercâmbio em diferentes obras, cursos de racionalização construtiva e treinamentos “in company” para gestores, engenheiros, arquitetos e subempreiteiros. 

Dividido em várias etapas, o programa tem início com a análise das estratégias e dos processos de gestão das empresas, com foco especial em finanças e na qualidade. Na segunda fase, ganha atenção o cuidado com a produtividade conseguida no “chão de fábrica”. Com conhecimento técnico suficiente, o próximo passo se resume em noções de competitividade, visando a melhor adaptação do fabricante ao mercado. Por fim, na última etapa o principal objetivo é desenvolver estratégias de inovação e de sustentabilidade para ganhar competitividade e se diferenciar dos concorrentes. 
 
Informações e dicas sobre o mercado e as inovações no mercado de concreto podem ser encontradas mensalmente na revista Grandes Construções.