Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 02 de setembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

As máquinas mais adequadas para obras e serviços nos grandes centros urbanos

A manutenção adequada da infraestrutura dos grandes centros urbanos depende de uma boa gestão pública das obras de pavimentação de ruas e avenidas, da restauração de calçadas e praças, assim como de bons serviços de conservação e manutenção geral dos espaços públicos. Aliada às boas práticas de gestão pública, as administrações municipais precisam constantemente investir na aquisição de equipamentos modernos e adequados a cada uma das tarefas a ser executada.
 
Foto: South Brunswick 
 

Além de caminhões e escavadeiras, os administradores necessitam pesquisar inovações em equipamentos para coleta de lixo, pavimentação, poda de árvores, renovação da iluminação pública, melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana, obras para saneamento básico, entre outros serviços. Para todas essas tarefas, os fabricantes de equipamentos estão constantemente desenvolvendo inovações que auxiliam na correta execução das funções específicas de cada um.

Os desafios para se produzir equipamentos adequados às diversas tarefas são enormes, uma vez que na maioria dos serviços ou obras demanda rapidez e eficiência, de maneira a causar o menor impacto à rotina das cidades. Dessa forma, as máquinas precisam, por exemplo, ter alta tecnologia que possibilite produtividade, sustentabilidade, pouco ruído e tenham elevada eficiência.

Alguns desses equipamentos estarão expostos na Construction Expo 2016 – Feira e Congresso Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, a ser realizada em junho do ano que vem, em São Paulo, e cujo tema central será “Cidades em Movimentos – Soluções Construtivas para os Municípios”.