Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 17 de dezembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Projetos urbanísticos inovadores em execução ao redor do mundo

Sistemas de dutos subterrâneos que transportarão o lixo até o aterro sanitário, eliminando a coleta com caminhões; sensores nos postes que reduziriam automaticamente a iluminação em caso de a rua estar deserta; telhados verdes para o tratamento da água da chuva; instalação no topo dos edifícios de painéis fotovoltaicos para captar energia solar, que pode também ajudar a dessalinização da água do mar. Todo esse arsenal de ideias inovadoras está sendo colocado em prática, juntamente com inúmeras outras ações voltadas para sustentabilidade, em vários projetos urbanísticos em execução ao redor do mundo.
 
                        Foto: Tianjin Eco City by myCO2 
 
São as chamadas “cidades inteligentes”, que racionalizam o uso de todos os recursos e que atualmente estão sendo testadas em diversos projetos em execução em regiões tão diferentes quanto Iskandar, na Malásia, Tianjin, em Singapura, ou a Cidade de Masdar, em pleno deserto de Abu Dhabi. Em todos esses casos, também estão incluídos sistemas que contemplam reuso de água em escala elevada e que serve a toda a comunidade; utilização de transporte público baseado em carros e ônibus elétricos, além de ampla linha de trens e metrô; e uma completa rede de cabos que possibilita uma intensa e rápida conexão com a internet, bem como com os diversos dispositivos que facilitam a vida das pessoas nos seus deslocamentos pela cidade.

Uma ressalva em quase todos esses projetos é que eles tratam de cidades relativamente pequenas, com população total variando de 60.000 a 200.000 habitantes, o que facilita, de certa forma, a implantação de inovações. De toda forma, todos esses “laboratórios vivos” em andamento em diversas partes do mundo dependem de uma interação, de integração e de planejamento conjunto de todos os atores envolvidos no processo (setor público, privado, sociedade e instituições de pesquisa). Experiências como essas, assim como casos exemplares de gestão em diversas prefeituras no interior do Brasil são um dos focos da Construction Expo 2016 – 3ª Feira e Congresso Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, que será promovida de 15 a 17 de junho de 2016.