Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 12 de janeiro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Estudo aponta as cidades brasileiras campeãs em infraestrutura urbana

Recente estudo da consultoria Urban Systems, divulgado pela revista Exame, relacionou as melhores cidades brasileiras em termos de infraestrutura e desenvolvimento urbano. E a vencedora foi a cidade paulista de Vinhedo, localizada na região de Campinas, que se destacou entre 348 cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. O estudo levou em consideração quesitos como percentual de pavimentação asfáltica, índice de atendimento urbano de água, residência com energia elétrica, domicílios com acesso a internet, entre outros. O mesmo levantamento coloca Vinhedo como a 12ª do país em capital humano e 17ª em desenvolvimento social.
 
    Foto: Prefeitura de Vinhedo 
 
Uma das explicações para o bom posicionamento da cidade paulista no ranking de infraestrutura é o predomínio de indústrias no município. Atualmente, cerca de 40% do PIB vinhedense e metade dos empregos vêm da atividade industrial, quando a média paulista fica em 20%. O PIB per capita anual dos vinhedenses beira a casa dos R$ 100 mil, cerca de quatro vezes a média nacional. As empresas que se estabelecem em cidades de médio porte como Vinhedo geram mais empregos e novas oportunidades. Demandam também a necessidade de moradias e mais infraestrutura como hospitais, escolas e segurança.

Outra constatação decorrente da pesquisa é o fato de que cidades como Vinhedo e outras que ficam ao redor de grandes centros urbanos como Campinas e São Paulo, passaram a ser consideradas não apenas como cidades de lazer de final e semana ou de “cidades dormitórios”, mas como ideais para fixar residência. Como isso, acabam atraindo mão de obra qualificada, com alto poder aquisitivo e que contribui, e muito, para o aumento da arrecadação e do crescimento das cidades. Aliás, o desenvolvimento é benéfico, mas exige inteligência e rapidez administrativa dos gestores públicos para atrair novos investimentos, uma vez que a disputa por novas empresas e mais empregos é grande entre os municípios vizinhos. Além de Vinhedo, aparecem nas primeiras colocações do estudo as cidades de: São Gonçalo do Amarante (RN), Lucas do Rio Verde (MT), Pato Branco (PR) e Francisco Beltrão (PR).