Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

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Publicado em 25 de fevereiro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Cuidados com o ar condicionado na cabine dos equipamentos

Todos os estudos relacionados com ergonomia nas operações de máquinas e equipamentos pesados utilizados em obras de construção ou mineração ressaltam a importância do ar condicionado na cabine como elemento para garantir melhoria na produtividade dos operadores. Gradativamente, tanto os funcionários, quanto os gestores de frotas vão se conscientizando da necessidade de se zelar pela adequada manutenção do sistema de refrigeração das cabines de trabalho. Tal item deixou de ser considerado luxo e tem se tornado indispensável.
 
 
 
Em termos de manutenção, os procedimentos básicos relacionados à limpeza do sistema envolvem vários aspectos. Internamente, é preciso verificar periodicamente se há restrições que impedem a passagem do fluxo de ar do condensador. É comum, sobretudo nas operações fora de estrada, a incidência de materiais estranhos, como insetos, sacos plásticos e outros tipos de sujeira. Quando encontrados, devem ser removidos, pois a presença desses elementos no condensador acarreta aumento na pressão no interior do sistema, fragilizando diversos componentes como o compressor e as mangueiras.
 
Ainda em relação à manutenção interna, os filtros de ar da cabine merecem atenção especial. A periodicidade da sua manutenção dependerá das condições de uso da máquina. Em aplicações severas, os filtros de ar devem ser verificados após cada turno de trabalho (8 ou 10hs). Ainda nessas condições de operação, os filtros costumam durar entre 40 e 50 horas.
 
Outro cuidado é, sempre que for feito um reparo ou a substituição de um componente do ar condicionado, fazer a recuperação do gás refrigerante (carga de gás). Caso o usuário observar uma perda de desempenho, deve também ficar atento ao nível do gás refrigerante, que pode estar abaixo do normal devido a vazamento no sistema. Por fim, outra recomendação importante é cuidar para que a cabine esteja sempre totalmente fechada quando o sistema estiver operando. Dicas como essas estão mensalmente na revista M&T.