Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 14 de abril de 2016 por Mecânica de Comunicação

Equipamentos para compactação leve podem atuar em locais de difícil acesso

O mercado da construção conta com uma linha de equipamentos para compactação leve, que atende aplicações específicas, como por exemplo, obras em locais de difícil acesso. Uma dessas máquinas é o compactador de placa acoplável, que pode ser usado em escavadoras, que possuem um alcance para atuar em lugares de difícil acesso, como valas profundas, estreitas e graus particularmente íngremes. Um dos benefícios é a segurança, porque a partir da cabina de escavadeira, o operador pode girar o compactador de placa acoplável em diversos ângulos.
 
     Fotos: Ammann 
 
Os compactadores de percussão são utilizados especialmente em espaços com pouco espaço, trazendo produtividade, alta manobrabilidade, além de possuir amortecimento dos níveis de vibração que atingem o operador. Já as placas vibratórias são fáceis de operar, versáteis e com capacidade de se ajustar facilmente para diferentes aplicações. Alguns desses equipamentos movem-se tão rapidamente quanto os compactadores de solo. Outras podem trabalhar em rampas íngremes.

Por fim, há os compactadores de trincheira, para serem utilizados na compactação de taludes, na construção e gasodutos, eletrodutos e aterros sanitários, e em obras com áreas de difícil acesso, em espaços confinados e estreitos e para a compactação de bueiros. Esses equipamentos possuem baixo centro de gravidade e amplo acesso para manutenções.

Essas informações foram apresentadas por especialistas no Sobratema Workshop, que promoveu, na semana passada, em São Paulo, um debate abrangente sobre os conceitos e tecnologias para o mercado de compactação.