Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 12 de maio de 2016 por Mecânica de Comunicação

Como os sistemas construtivos industrializados aceleram obras de infraestrutura e industrial

Diante da necessidade urgente de se ganhar maior agilidade na modernização e ampliação da infraestrutura de transporte e logística do país, uma alternativa apontada por várias liderança setoriais é intensificar o uso de sistemas construtivos industrializados. Há uma constatação unânime entre os agentes que atuam na construção civil sobre as inúmeras vantagens da industrialização.
 
       Fotos: Abcic / Engenharia e Arquitetura / Construção a seco

Os principais ganhos dos vários sistemas construtivos industrializados estão relacionados com aumento da produtividade, devido a maior velocidade construtiva; melhoria substancial da qualidade final das obras, decorrente do uso de materiais produzidos com rigoroso controle industrial; além da contribuição para uma maior sustentabilidade nos canteiros, por meio do uso mais racional dos materiais e insumos. Há estudos assegurando que a adoção de alguns dos sistemas construtivos industrializados permite uma redução entre 30% a 40% no tempo médio de obras de infraestrutura. 

Outra grande vantagem da maior utilização de sistemas construtivos industrializados está na redução dos custos, fator que passa a ter relevância ainda maior em momentos de retração econômica como o atual. Além da maior velocidade de execução dos projetos, a diminuição de custos ocorre também com a redução no transporte de materiais nos canteiros, uma vez que a obra fica muito mais racionalizada, o que resulta em menor consumo de combustível e energia.

Esses e outros temas relacionados aos sistemas construtivo industrializados estarão em debate durante o Construction Summit 2016, a ser promovido pela Sobratema nos dias 15 e 16 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.