Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 19 de maio de 2016 por Mecânica de Comunicação

Investimentos em mobilidade promovem alterações urbanas no Rio

Às vésperas do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a capital carioca passa por intensas transformações em sua infraestrutura de transporte, o que vem promovendo uma das maiores alterações urbanas na Cidade Maravilhosa.  São corredores de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), de BRTs (Bus Rapid Transit), várias ampliações de acessos, além da nova linha de metrô ligando as zonas Sul à Oeste, que devem facilitar os deslocamentos dos visitantes dos jogos e também dos mais de 1 milhão de cariocas. Uma das principais preocupações dos projetos em fase final de construção foi manter uma perfeita integração com as diferentes modalidades de transportes já existentes na cidade. 
 
           Foto: BRT Rio 
 

Outro cuidado tomado pelos arquitetos, engenheiros e paisagistas envolvidos nos projetos foi o de contemplar também a região metropolitana e não somente as necessidades individuais de cada município isoladamente. O conceito de megacidade foi levado em consideração em todas as etapas das obras, uma vez que a população da região metropolitana do Rio de Janeiro se aproxima hoje dos 12 milhões de habitantes, fazendo com que a cidade passe a fazer parte da seleta lista das maiores áreas urbanas do planeta, segundo definição da Organização das Nações Unidas. 

De acordo com levantamento de vários urbanistas, até 2015, haverá pelo menos 40 megacidades no mundo, com uma tendência da formação de imensos aglomerados urbanos constituídos por diversas cidades. Já surgiu pelo menos uma dúzia de corredores de megacidades, com predomínio na Ásia. A China, por exemplo, está em processo de se reorganizar em torno de duas dúzias de agrupamentos com até 100 milhões de habitantes cada. 

Todo esse aglomerado populacional tem gerado novas demandas para que as cidades continuem sustentáveis e acessíveis. Em função disso, intensifica o debate entre os especialistas e é exatamente esse tipo de discussão que estará na pauta do Construction Summit 2016, a ser promovido pela Sobratema nos dias 15 e 16 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.