Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de julho de 2016 por Mecânica de Comunicação

Os desafios dos gestores municipais na adoção de inovações tecnológicas

Para os administradores públicos municipais, uma das maiores dificuldades para a realização das obras de infraestrutura necessárias ao bom funcionamento das cidades é como financiar projetos. Os principais obstáculos são: falta de capacidade técnica das equipes municipais, sobretudo quando os projetos envolvem novas tecnologias; descontinuidade administrativa decorrente das mudanças políticas e necessidade de se encontrar o modelo de negócios mais adequado a cada caso.
 
Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro
 
 
Para sair dessa armadilha, o gestor público precisa atentar para alguns pontos, como, por exemplo, avaliar qual a tecnologia mais adequada para as condições e necessidades do seu município. Claro que, antes dessa análise, é fundamental verificar as condições técnicas e financeiras da Prefeitura. Dependendo do projeto, há que se observar se não existem impedimentos legais ou institucionais para a implantação da ideia. Outra recomendação é atentar para o fato de que um projeto bom não necessita ser de grande amplitude. Muitas vezes, pequenos projetos focados e concatenados com as prioridades definidas pela comunidade, podem surtir efeitos bastante significativos.
 
Com a crônica falta de recursos vivida pela administração pública, é decisivo o estabelecimento de parceria com os agentes privados da comunidade. É só necessário tomar cuidado para não criar dependência desses agentes, assim como garantir que haja transferência de conhecimento para os operadores públicos, que irão executar as ações, sobretudo se o projeto envolver aspectos muito técnicos e tecnológicos peculiares. 
 
Por fim, o administrador municipal deve, ao adotar uma solução tecnológica, envolver a comunidade desde o começo do projeto, de forma a garantir a exata  compreensão dos objetivos, para se conseguir o apoio para adoção da iniciativa. Há também a observação de que a tecnologia não funciona por si só: é de vital importância estabelecer um canal claro de comunicação para a população. Claro também que uma equipe interna da Prefeitura comprometida, capacitada e estimulada para a implantação é ponto chave para o sucesso da iniciativa. 
 
Outras soluções para melhorar a infraestrutura e a gestão dos municípios foram debatidas durante o Construction Summit 2016, promovido no mês passado, em São Paulo, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis.