Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 15 de setembro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Cuidados que prolongam a vida útil dos cilindros dos compactadores

Utilizados em praticamente toda obra de infraestrutura, os rolos compactadores, embora sejam naturalmente robustos, necessitam de alguns cuidados em sua manutenção. A principal recomendação é em relação ao seu componente mais importante, o cilindro, que é o responsável por aplicar a força de compactação necessária ao solo.
 
Sua boa conservação requer cuidados básicos que começam pela especificação do excêntrico e dos lubrificantes utilizados em cada tipo de cilindro. Cada modelo tem a sua forma correta de verificação do nível do óleo. Em razão disso, o usuário deve obedecer às indicações do fabricante em relação a esse quesito. A checagem do nível do óleo deve ser feita sempre com o equipamento parado e em piso plano. Também as verificações e trocas de lubrificantes devem seguir os prazos determinados pelo plano de manutenção preventiva indicado no manual do equipamento. 
 
A manutenção deve incluir a verificação e o reaperto geral de parafusos e coxins, bem como a lubrificação do redutor de tração naqueles modelos equipados com esse componente. O acompanhamento correto evitará danos maiores ao equipamento, tais como o acúmulo de limalhas nos rolamentos, o que pode acarretar o emperramento do excêntrico durante a operação. No tocante ao desgaste da chapa de aço do cilindro, recomenda-se que o desgaste máximo tolerável para um cilindro seja a metade da espessura da sua chapa. 
 
Além dessas recomendações, também é importante efetuar medições periódicas da amplitude e frequência de operação do cilindro. Convém destacar ainda que os coxins podem ser considerados como elementos de consumo, pois são feitos de borracha, um material sujeito ao envelhecimento e desgastes naturais. Essa condição pode ser observada mediante o aparecimento de trincas em sua superfície. Portanto, quando isso for constatado, é necessário providenciar a troca do componente, considerando que uma boa lubrificação pode retardar esse processo, mas não o interrompe indefinidamente. Informações técnicas sobre manutenção em equipamentos utilizados na construção e mineração estão periodicamente na revista M&T.