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Publicado em 10 de abril de 2025 por Mecânica de Comunicação

Análise do custo de ciclo de vida do pavimento melhora a sustentabilidade de rodovias

A redução progressiva da qualidade inicial do pavimento começa a ocorrer logo após a sua construção, quando sofre a ação de agentes atmosféricos e mais tarde com as solicitações do tráfego. São vários os fatores que contribuem e interferem diretamente na degradação de um pavimento.

O objetivo da manutenção e da gestão da manutenção é o de maximizar a disponibilidade de um dado sistema com custos mínimos, reduzindo a probabilidade de um equipamento ou sistema apresentar falha. A gestão da manutenção pode, a partir de uma visão holística, ser descrita como a gestão dos recursos de manutenção disponíveis, ou seja, recursos humanos, financeiros, materiais, e informações, para garantir uma saída desejada em termos de alta integridade dos ativos.

A manutenção preventiva é cada vez mais adotada por agências rodoviárias. A manutenção preventiva, que merece ganhar atenção entre os gestores de pavimentos, aumenta potencialmente o desempenho do pavimento, a vida de serviço e se mostra muito promissora na redução dos custos da infraestrutura rodoviária ao longo do tempo. Esta prática baseia-se na premissa de que uma estrada ativa não deve ser deixada deteriorar até o ponto de ser feita uma reabilitação, é necessário e benéfico que sejam aplicadas manutenções preventivas durante este período.

As agências rodoviárias estão se movendo cada vez mais para o uso de conceitos de ciclo de vida no planejamento e no orçamento de seus investimentos em pavimentos, e também estão lidando com a integração de programas de manutenção nos seus sistemas de gestão de pavimentos.

A análise do custo do ciclo de vida (Life Cycle Costs Analysis – LCCA) é uma ferramenta de análise econômica de engenharia útil para comparar as alternativas e implementação de diferentes projetos com um mesmo objetivo final. Considerando todos os custos, agência e usuário, incorridos durante a vida útil de um pavimento, este processo analítico ajuda os gestores a selecionar a opção de menor custo.

A técnica da análise do custo do ciclo de vida consiste basicamente na determinação dos custos ao longo do ciclo de vida de um pavimento, sendo determinados 3 custos principais: custos de implantação, custos de manutenção e reabilitação e custos dos usuários. O modelo LCCA avalia os valores monetários de processos e fluxos associados a um produto ou sistema. Por exemplo, modelos LCCA avaliam apenas os custos internos, tais como custos de construção e custos de manutenção, isto também pode ter em conta os custos sociais, também chamados de custos dos usuários, tais como os custos de utilização que são incorridos por motoristas que são atrasados ou tráfego relacionado com a construção ou incluindo custos de danos ambientais associados a eventos de construção.

Ao selecionar uma determinada estrutura de pavimento, é importante entender o desempenho esperado deste pavimento e os custos para todo o seu ciclo de vida. Os custos e o valor global devem ser determinados durante muitos anos para considerar efetivamente as diferentes opções em termos de tipo de pavimento, durabilidade e futura reabilitação. Em um LCCA típico, duas ou mais alternativas de estrutura de pavimento, estão disponíveis para um projeto de pavimento inicial. Com base nos projetos iniciais do pavimento, a manutenção e reabilitação esperadas durante a vida de projeto são então determinados e incorporados em um único custo, ajustado pela inflação, para comparar as diferentes opções de forma justa e consistente.

A minimização do custo do ciclo de vida do pavimento melhorará a sustentabilidade das rodovias do país através da entrega de pavimentos que duram mais tempo e reduzem os custos dos usuários que de algum modo podem ser prejudicados quando uma rodovia se encontra em más condições de trafegabilidade,

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Seleção de estratégias de manutenção e reabilitação de pavimentos urbanos baseada na análise do custo do ciclo de vida, defendida por Tamires Karnikowski, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação do professor Edgar Odebrecht.